UNIJUÍ tem cursos bem classificados em ranking nacional - Unijuí

UNIJUÍ tem cursos bem classificados em ranking nacional

Ranking Universitário Folha, do Jornal Folha de São Paulo, foi divulgado na última semana.

No Ranking Universitário Folha, do jornal Folha de São Paulo, um dos maiores do país, a UNIJUÍ atingiu excelentes resultados em 23 cursos avaliados. Alguns cursos atingiram, inclusive, o primeiro lugar entre as universidades particulares gaúchas avaliadas. Caso dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia.

A Folha também avaliou as Universidades: foram classificadas 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. A UNIJUÍ ficou em 108º lugar entre todas as instituições avaliadas. No Estado ficou em 14ª colocada, de um total de 20 Instituições avaliadas (públicas e privadas). Entre as instituições privadas, a UNIJUÍ ficou em 8º lugar, levando em conta 12 instituições avaliadas.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, professora Cátia Nehring, esta avaliação é mais um processo de avaliação externa, que considera principalmente o ensino desenvolvido e o mercado, e que as instituições de ensino superior podem tomar como base para análise dos processos realizados na formação acadêmico-profissional. “Este ranking considera outros olhares, que complementam a avaliação realizada pelo MEC e, neste sentido, os dados apresentados considerando as Universidades e os cursos, reforçam mais uma vez que estamos no caminho certo em termos de qualidade acadêmica. As avaliações são efetivamente uma forma de materializar o que realizamos como processo de formação. Os dados merecem análise dos cursos e da própria instituição, no sentido de enfrentarmos fragilidades apresentadas, mas principalmente de valorizarmos os quesitos bem avaliados”, salienta.

Confira uma tabela com os cursos da UNIJUÍ e suas respectivas colocações no Ranking Universitário Folha:

Curso/Número de Instituições avaliadas no país

No País (Considerando privadas e públicas)

No RS (considerando privadas e públicas)

No RS (considerando somente as privadas)

Administração/ 1.484

Publicidade e Propaganda/273

Psicologia/402

Como funciona o Ranking de Cursos

Segundo os organizadores do ranking, O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2014 há dois produtos principais: o ranking de universidades e o ranking de cursos.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Para ver o resultado completo, acesse http://ruf.folha.uol.com.br/2014/.