|
O Museu Antropológico Diretor Pestana realizou na noite de segunda, 15 de setembro, o lançamento em Ijuí do Filme Carijo. O evento faz parte da programação da Exposição “Erva-Mate: História e Cultura”, integrante do Projeto Raízes Gaúchas.
O Filme Carijo é uma produção da Catarse - Coletivo de Comunicação, uma cooperativa de trabalho e produção cultural, que já desenvolveu trabalhos com movimentos sociais, comunidades indígenas e quilombolas, dentre outros. Sob a direção de Gustavo Türck, o documentário, que teve 53min de duração, abordou uma temática bastante interessante relacionada à cultura do povo gaúcho: o chimarrão. Muitos não sabem, mas o costume de tomar chimarrão foi uma prática iniciada pelos índios. Carijo é uma das formas mais tradicionais e rústicas na produção artesanal de erva-mate.
O evento contou com a participação da comunidade externa, professores e acadêmicos da UNIJUÍ. Após a exibição do filme, aconteceu um debate com a participação do Professor Mestre Jaeme Callai (UNIJUÍ), além de Gustavo Türk e Marcelo Cougo de Sá, da Coletivo Catarse, de Porto Alegre/RS.
Foi um momento de grande aprendizado, sendo que o público pode interagir com os palestrantes, levantando questões referentes ao extrativismo e a produção da erva-mate e curiosidades acerca da produção do filme.