Salão do Conhecimento da UNIJUÍ registra recorde de participantes na edição deste ano - Unijuí

Nos quatro dias de evento, cerca de 2,5 mil alunos se envolveram diretamente na programação.

O Salão do Conhecimento 2014 superou todas as expectativas. O movimento em todas as atividades  foi intenso, com milhares de pessoas circulando nos quatro Câmpus da Universidade na última semana.

O evento iniciou na manhã de terça-feira, dia 9, com expectativa de ser a maior das edições já realizadas. Pela primeira vez, o Salão do Conhecimento ultrapassou a marca dos 1.400 participantes inscritos. O número é duas vezes maior em comparação ao evento de 2013.

Painéis temáticos, apresentações de pôsteres e sessões orais, além de discussões e momentos culturais foram destaque na programação, nos dias de evento. Somando os quatro câmpus da Universidade - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, foram inscritos cerca de 700 trabalhos nesta edição. Participaram 175 bolsistas de iniciação científica ou tecnológica, 49 participantes de outras instituições e 11 participantes do Ensino Médio.

Segunda a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Evelise Moraes Berlezi, o Salão do Conhecimento terminou com inúmeros pontos positivos. Um dos destaques foi a grande participação dos alunos durante os quatro dias. “Este ano nós superamos mais de 1700 alunos participantes-ouvintes. Além dos alunos que apresentaram pôsteres. Estamos falando de mais de 2,5 mil alunos que se envolveram diretamente com o evento”, destaca Evelise. O Salão do Conhecimento deste ano superou a participação de 2013, calculada em aproximadamente 600 participantes-ouvintes.

Em relação aos trabalhos apresentados durante o Salão do Conhecimento, Evelise destaca os avanços na área da pesquisa nos últimos anos. “Isso ocorre pela própria valorização do que é a produção científica, do que é estar produzindo. Tanto o aluno, que está no espaço de formação, quanto o professor pesquisador”. Sobre as impressões finais do evento, Evelise Moraes Berlezi comemora a realização deste evento pela UNIJUÍ. “Estamos terminando o Salão do Conhecimento com uma sensação muito positiva, um trabalho muito prazeroso, principalmente por que a gente percebeu um grau de satisfação em todos aqueles que estavam circulando no Salão”.

Texto: Com informações de Larissa Dorneles, da Agência de Notícias do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da UNIJUÍ.

Fotos: Paola Machado e Andriele Müller