|
O objetivo da oficina foi auxiliar os empreendedores na preparação das propostas a serem apresentadas.
Segundo pesquisa realizada pela Endeavor, organização Internacional que promove o empreendedorismo em 20 países, 76% das pessoas prefere ter um negócio próprio a ser empregado ou funcionário de terceiros. Neste ranking, o Brasil está na segunda posição mundial, ficando atrás apenas da Turquia.
Por outro lado, poucos priorizam o treinamento: apenas 46% dos empresários formais já fizeram algum tipo de capacitação, gerando a falta de conhecimento em gestão de pessoas, fluxo de caixa e administração do negócio. Dessa forma, as incubadoras exercem um papel importante, disponibilizando capacitação e colocando à disposição dos empreendedores cursos de qualificação e ferramentas para planejamento e gestão de negócio.
Como parte integrante do processo de seleção de novas empresas para a Incubadora de Empresas da UNIJUÍ, a Criatec, foi realizada na terça-feira, dia 02, a oficina “Oportunidades e Modelo de Negócios”.
|
O objetivo da oficina foi auxiliar os empreendedores na preparação das propostas a serem apresentadas. Na primeira parte da oficina, o facilitador Fabricio Ramires Barbosa abordou questões ligadas ao aproveitamento de oportunidades, necessidade de inovação para agregar valor aos clientes. Na segunda parte, os participantes conheceram a ferramenta 'Business Model Canvas', que é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa. É um resumo dos pontos-chave de um plano de negócio, uma ferramenta menos formal, que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.
Está prevista para o dia 17 de setembro a oficina “Elaborando um Plano de Negócios”.