Consultores do Programa Redes de Cooperação realizam capacitação - Unijuí

Consultores do Programa Redes de Cooperação realizam capacitação

Os consultores contratados pela UNIJUÍ para atuarem no Programa Redes de Cooperação, estiveram participando de uma capacitação durante os dias 28 de julho a 02 de agosto, em Salvador do Sul.

A capacitação foi promovida pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), para todos os consultores, supervisores e coordenação estadual de universidades parceiras, com o objetivo de qualificar equipe de técnica, para operacionalização do programa nas regiões. A UNIJUÍ contou com a participação do supervisor, Fernando Renato Lau e dos consultores, Edson Lautharte e Anderson Burkhard.

De acordo com Fernando, a capacitação foi muito importante para atualizar e ampliar os conhecimentos que irão permitir o atendimento das Redes de Cooperação na região do Noroeste do Estado.

O Programa Redes de Cooperação possui abrangência estadual. É coordenado pela SESAMPE, através do Departamento de Apoio à Microempresa e Empresas de Pequeno Porte (Damepp), sendo executado regionalmente de forma articulada em parceria com Universidades regionais.

Sobre o Programa Redes de Cooperação

O programa Redes de Cooperação tem como missão fomentar a cooperação entre empresas, gerar um ambiente estimulador ao empreendedor e fornecer suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das Redes.

As Redes constituídas através do Programa proporcionam reais benefícios às empresas integradas. Entre eles podem ser destacados:

• ganhos de credibilidade no mercado, garantindo maior legitimidade nas ações empresariais e redimensionando a importância da empresa em seu ambiente comercial;
• novas possibilidades de relacionamentos empresariais, com Universidades, agências estatais e instituições tecnológicas, que a pequena empresa não consegue estabelecer:

• valorização de marcas, lançamento de produtos diferenciados e marketing compartilhado;
• redução de custos de produção e riscos de investimento, com compras conjuntas de mercadorias, materiais de expediente, máquinas e equipamentos e acesso a grandes marcas;
• normatização de procedimentos e certificações;
• aumento da produtividade e redução da ociosidade;
• contratação de novos empregados e manutenção de postos de trabalho;
• capacitação gerencial e qualificação profissional;
• assessoramento e consultorias em diversas áreas, proporcionando o conhecimento de novos conceitos, métodos e estilos de gestão;
• abertura e consolidação de mercados com estruturas de comercialização nacionais e internacionais;
• organização dos negócios a partir de planejamento estratégico e da gestão conjunta;
• ampliação da escala produtiva e atendimento de grandes pedidos através da produção conjunta;
• troca de informações e experiências;
• aumento da motivação e confiança no negócio;
• facilidade de acesso ao crédito, através de ações de investimentos conjuntos e do reconhecimento da estrutura de Rede pelo agente financeiro.

Fonte: SESAMPE