Os consultores contratados pela UNIJUÍ para atuarem no Programa Redes de Cooperação, estiveram participando de uma capacitação durante os dias 28 de julho a 02 de agosto, em Salvador do Sul.
A capacitação foi promovida pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), para todos os consultores, supervisores e coordenação estadual de universidades parceiras, com o objetivo de qualificar equipe de técnica, para operacionalização do programa nas regiões. A UNIJUÍ contou com a participação do supervisor, Fernando Renato Lau e dos consultores, Edson Lautharte e Anderson Burkhard.
De acordo com Fernando, a capacitação foi muito importante para atualizar e ampliar os conhecimentos que irão permitir o atendimento das Redes de Cooperação na região do Noroeste do Estado.
O Programa Redes de Cooperação possui abrangência estadual. É coordenado pela SESAMPE, através do Departamento de Apoio à Microempresa e Empresas de Pequeno Porte (Damepp), sendo executado regionalmente de forma articulada em parceria com Universidades regionais.
Sobre o Programa Redes de Cooperação
O programa Redes de Cooperação tem como missão fomentar a cooperação entre empresas, gerar um ambiente estimulador ao empreendedor e fornecer suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das Redes.
As Redes constituídas através do Programa proporcionam reais benefícios às empresas integradas. Entre eles podem ser destacados:
• ganhos de credibilidade no mercado, garantindo maior legitimidade nas ações empresariais e redimensionando a importância da empresa em seu ambiente comercial;
• novas possibilidades de relacionamentos empresariais, com Universidades, agências estatais e instituições tecnológicas, que a pequena empresa não consegue estabelecer:
• valorização de marcas, lançamento de produtos diferenciados e marketing compartilhado;
• redução de custos de produção e riscos de investimento, com compras conjuntas de mercadorias, materiais de expediente, máquinas e equipamentos e acesso a grandes marcas;
• normatização de procedimentos e certificações;
• aumento da produtividade e redução da ociosidade;
• contratação de novos empregados e manutenção de postos de trabalho;
• capacitação gerencial e qualificação profissional;
• assessoramento e consultorias em diversas áreas, proporcionando o conhecimento de novos conceitos, métodos e estilos de gestão;
• abertura e consolidação de mercados com estruturas de comercialização nacionais e internacionais;
• organização dos negócios a partir de planejamento estratégico e da gestão conjunta;
• ampliação da escala produtiva e atendimento de grandes pedidos através da produção conjunta;
• troca de informações e experiências;
• aumento da motivação e confiança no negócio;
• facilidade de acesso ao crédito, através de ações de investimentos conjuntos e do reconhecimento da estrutura de Rede pelo agente financeiro.
Fonte: SESAMPE