UNIJUÍ realiza reunião com lideranças sobre o desenvolvimento regional - Unijuí

UNIJUÍ realiza reunião com lideranças sobre o desenvolvimento regional

A Reitoria da universidade, juntamente com lideranças de Santa Rosa, discutiram ações sobre o desenvolvimento regional a partir de programas de fomento à inovação, à criatividade e empreendedorismo.

Ocorreu na última sexta-feira (11), no Câmpus da UNIJUÍ em Santa Rosa, um encontro para tratar do tema desenvolvimento a partir do fomento à inovação, à criatividade e do empreendedorismo. A proposta do encontro partiu do Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, e teve o desenvolvimento como foco central.

A reunião contou com a participação do Pró-reitor do Câmpus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, Pró-reitor do Câmpus Três Passos, Jorge Thiesen e de vários segmentos representados por meio das suas lideranças: presidente da Indumóveis, Adelco Fuhr, diretor da RBS das sucursais Santa Rosa e Cruz Alta, Jairo Lacks, presidente do Sindilojas, Leonides Freddi, presidente da Acisap, Mogar Sincak, diretor do Sinduscom, Artur Lorenz, presidente da Agência de Desenvolvimento, Marlon Saling, Vice-presidente da Cotrirosa, Aloisio Selch, Presidente da Coopermil, Joel A. Capeletti, presidente do Sicredi Santa Rosa, Fernando DallAgnese e presidente do Corede Fronteira Noroeste, Pedro Büttenbender.

Diferentes propostas foram apresentadas pelos líderes durante o encontro. Atos desde a possibilidade da criação para a região de um parque tecnológico, até ações que possam qualificar tecnologicamente as diferentes cadeias produtivas existentes na macrorregião e a competitividade das empresas. Assim como, experiências de outras regiões serviram de apoio e de motivação com vistas à implantação de atividades inovadoras envolvendo o estado, o empresariado e as Universidades.

De acordo com o Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa o grupo entende que é fundamental a existência de um alinhamento estratégico das competências dos diferentes segmentos da região para que mais opções possam ser oferecidas principalmente aos graduados, fazendo com que estes façam uso do seu conhecimento em prol da economia da região.

O Reitor ressalta que as Instituições de Ensino Superior (IES) da região devem participar a partir das suas competências. E defende a estratégia de unir as instituições para que avanços aconteçam na região em termos de inovação e tecnologia e que este processo pode ser liderado pela UNIJUÍ. “O momento é favorável para a realização de ações articuladas que possam construir para a região um ambiente de inovação”, destaca Martinho.

Ariosto enfatiza que o grupo avaliou positivamente o encontro, entendendo que a união das diferentes esferas - estado, empresariado e IES, seja uma estratégia capaz de produzir bons resultados em termos de desenvolvimento.

Os trabalhos terão sequência a partir de um novo encontro que deverá ser marcado para o mês de agosto, onde novas lideranças serão convidadas com vistas à definição de uma agenda única por parte das instituições e organizações públicas e privadas da região.