EFA comemora 46 anos com programação especial - Unijuí

EFA comemora 46 anos com programação especial

No próximo dia 15 de julho, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) completa 46 anos de atuação na educação básica regional.

Para acompanhar esta data, a equipe diretiva da escola, juntamente com o Conselho de Pais e o GECOM, organizaram programação especial que começou no dia 05 de julho, com o chá EFAmília.

Posterior ao Chá, atividades envolvendo Música, Poesia, Dança, Teatro, Esportes e Mostra Pedagógica foram desenvolvidas para alunos dos diversos níveis escolares. Ao longo destas três semanas de programação vai acontecer, ainda, o Seminário de Pesquisa, coordenado por alunos do Ensino Médio, para alunos dos anos finais, contemplando painel com alunos, professores e o professor convidado da UNIJUÍ, Sidinei Pithan, sobre o Aluno e o Professor Pesquisador. Também está prevista palestra sobre Inteligência Artificial, para o 9º ano do ensino fundamental, ensino médio da escola e estudantes convidados.

Segundo a Diretora da EFA, Rosane Nunes Becker, esses 46 anos da escola marcam definitivamente a vinda da escola para o prédio da Fidene. Neste ano, a meta é a finalização de uma primeira etapa de investimentos físicos que iniciou com a entrega, à comunidade escolar, do Complexo Educativo e Recreativo, que compreende praça infantil, quadra aberta de vôlei e basquete, salão dos espelhos para judô, dança e capoeira e o ginásio EFA/UNIJUÍ.

A escola iniciou suas atividades em 1968, idealizada pelo então frei franciscano e educador Mario Osorio Marques, num projeto de educação centrado na crença de que, desde criança, é preciso dialogar com diferentes saberes, valorizando o saber científico e o saber da vida, além de tomar a aprendizagem como observação, pesquisa, espírito científico, interações com diferentes pessoas e priorizar o pensamento crítico como forma de compreender o mundo ao qual se está inserido.

A EFA, assim como a UNIJUÍ, é mantida pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE). Ambas têm como foco principal o investimento numa educação de qualidade, permeada pelo princípio da investigação e do diálogo como fundamental ao processo de aprender.