Laboratório de Análise de Solos da UNIJUÍ passa a oferecer análise física do solo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O Laboratório de Análise de Solos da UNIJUÍ, além da análise química – básica, enxofre e micronutrientes - passa a oferecer, a partir deste mês de junho, o serviço de análise granulométrica, mais conhecida como análise física.

A responsável técnica do Laboratório, Dra. Leonir Uhde, ressalta a importância do conhecimento das características físicas do solo - percentual de silte, areia e argila, tipo de solo e classe textural - para que o produtor possa fazer melhor uso e manejo do solo, em busca da máxima produtividade das culturas.

As amostras para análise devem ser entregues na Central de Recebimento de Amostras, localizada no Câmpus de Ijuí, na Rua do Comércio, 3000, telefone (55) 3332-0627. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O Laboratório possui certificação e selo de qualidade da ROLAS - Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para análise química (básica, enxofre e micronutrientes).

Orientações para a coleta de amostras de solo para análise:

A Dra. Leonir destaca, ainda, que para garantir a confiabilidade dos resultados, é necessário realizar o correto procedimento de coleta e, para isso, informa as principais questões que devem ser observadas na amostragem:

- Dividir a propriedade em áreas uniformes. Essas áreas são separadas conforme suas características físicas ou classe de solo, como a cor, textura e posição na paisagem;

- As áreas escolhidas devem ser percorridas em ziguezague, retirando-se subamostras, com um trado ou uma pá, devendo resultar em amostra representativa dessa área;

- Em cada ponto de coleta a amostra deve ser retirada na camada de 0 a 50 cm, ou em subcamadas se observar grande variação granulométrica;

- Da amostra coletada em cada ponto de uma mesma área de amostragem, após destorroada e homogeneizada, deve ser retirada uma parte (subamostra). Essas subamostras devem ser misturadas para formar uma amostra composta representativa da área sob amostragem, aproximadamente 500 g para a mostra final e, posteriormente, identifica-la com letra de forma. Secar o solo à sombra.

Havendo mais de uma área de amostragem, idêntico procedimento deve ser realizado para cada uma dessas áreas. Cada amostra composta, com identificação da área de amostragem a que pertence, deve ser encaminhada ao laboratório de solos para análise.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.