|
Na noite de ontem, 03, foi realizado no Salão de Atos da Unijuí o lançamento da Web TV Redação K1 e palestra com o escritor e jornalista do Jornal Correio do Povo Juremir Machado.
Em parceria com a Unimed, a Unijuí trouxe o jornalista para um bate papo sobre a sua ultima obra “1964: Golpe Cívico-Midiático-Militar”. A mediação do evento ficou por conta do professor do curso de Comunicação Social Celestino Perin. Juremir Machado, em sua fala, destacou o papel da imprensa no Golpe Militar de 1964. Para o jornalista, além de militar o golpe foi cívico, pois contou com o apoio da sociedade civil, e também midiático, pois contou com o apoio da imprensa.
O jornalista também citou manchetes usadas por grandes jornais, com o objetivo de desqualificar o então presidente Jânio Quadros. “Logo após o Golpe, muitos veículos se arrependeram de ter apoiado a ação militar. E isto ficava claro, até dois dias após o Golpe, nos editoriais dos próprios jornais. Porém, outros seguiram por muito tempo apoiando a ação".
Aproximadamente 500 pessoas participaram do evento e puderam assistir em primeira mão ao primeiro programa da temporada do Redação K1, uma produção dos alunos de jornalismo de Comunicação Social da UNIJUI. Os próximos programas irão ser postados do site www.redacaok1.com.
Texto e fotos: Andriele Müller
Acadêmica do Curso de Comunicação Social / Jornalismo