O Ijuí Pró-Vôlei, projeto social e esportivo desenvolvido com o apoio do Poder Público do Município de Ijuí e da UNIJUÍ, obteve neste domingo, 25 de maio, na cidade de Novo Hamburgo, a conquista inédita do título estadual da Copa RS de Voleibol na categoria mirim feminino (sub14), para atletas nascidas a partir de 2001.
O feito pode ser considerado uma façanha para o projeto, para o município de Ijuí e para o vôlei do interior do Estado, “já que em raras oportunidades o lugar mais alto do pódio é alcançado por equipes de fora do eixo da região metropolitana e da serra gaúcha”.
Esta mesma equipe já havia sido campeã da Liga Noroeste em 2013. No triunfo heróico deste fim da semana pela Copa RS, competição oficial promovida pela Federação Gaúcha de Voleibol, a equipe ijuiense jogou oito partidas, tendo conquistado sete vitórias durante a campanha.
A equipe campeã foi dirigida pelo treinador Marco Espindola, que teve sob seu comando as seguintes atletas: Vitória Taborda, Fabiana da Rosa, Cindy Desdevalle, Eduarda Corrêa, Amanda Roratto, Luisa Bernich, Maria Bonfada, Luiza Ribeiro, Waleska de Lima, Jadi Galli, Bruna Hahn e Carolina Rusch. Segundo o técnico, “as meninas mantiveram regularidade no volume de jogo, na recepção, na defesa e no ataque, bem como no aspecto emocional. Trabalhamos bastante neste início de temporada e estamos felizes pelo título inédito para Ijuí, mas sabemos em quais pontos temos que melhorar, pois não será fácil manter a equipe entre as primeiras do Rio Grande do Sul”.
O próximo compromisso das campeãs já ocorre neste domingo, dia 01 de junho, quando embarcam para Veranópolis, visando à disputa da Copa Cláudio Coelho Braga. A competição oficial da FGV acontece em duas datas, com esta primeira sendo classificatória para as finais da Série Ouro ou Série Prata, que ocorrem posteriormente no dia 12 de julho.
O coordenador e idealizador do projeto, o ex-atleta da seleção brasileira, Alex Stragliotto, diz que, passo a passo, ano após ano, o trabalho desenvolvido pela equipe técnica do Pró-Vôlei vem comprovando que o Poder Executivo, o Legislativo de Ijuí e a UNIJUÍ estão apoiando e investindo corretamente no Projeto Ijuí Pró-Vôlei que objetiva a formação de indivíduos ligados ao esporte, seja por meio do processo da iniciação do voleibol ensinada nas escolas e bairros ou pelas equipes de rendimento e competição.
“Ao meu ver, para avançarmos e seguirmos evoluindo em nosso planejamento, só existe um caminho. É aquele em que a classe empresarial, valorizando o empenho e a seriedade do Pró-Vôlei, somando ao apoio do Poder Executivo e da Unijuí, possa influir, efetivamente, no sentido de tornarmos Ijuí um Centro de Treinamento de Referência do Voleibol no interior do RS”.
1ª Fase classificatória:
Vitórias sobre Sinodal de São Leopoldo, Nova Petrópolis, Ginástica de Novo Hamburgo e a única derrota na competição para Grêmio Náutico União, de quem venceria o duelo decisivo do torneio;
2ª Fase classificatória:
Vitórias sobre - Veranópolis e a tradicional SOGIPA de Porto Alegre;
Semifinal:
Vitória sobre Nova Petrópolis;
Final:
Vitória sobre Grêmio Naútico União;