Acadêmicos e bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ realizam pesquisa de satisfação na 20ª Fenasoja - Unijuí

A Feira Nacional da Soja (Fenasoja) se constitui em importante espaço para evidenciar a potência e o desenvolvimento de Santa Rosa e da região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Entre os dias 25 de abril e 04 de maio ocorreu sua 20ª edição, consolidando a feira como um evento de grande repercussão e êxito. Segundo dados da Comissão Central da feira, a 20ª Fenasoja recebeu um público de 210 mil visitantes e teve um volume de negócios de R$ 69,6 milhões.

A UNIJUÍ através dos acadêmicos e bolsistas de pesquisa do curso de Administração do Câmpus Santa Rosa realizou levantamento de dados sobre a satisfação na 20ª Fenasoja.

Desde o ano de 2002, durante a 14ª Fenasoja, o professor do curso de Administração, Luciano Zamberlan, desenvolveu uma atividade prática com os alunos da disciplina de Pesquisa em Administração que consistia em diagnosticar os níveis de satisfação de visitantes e expositores com relação à feira. Na época, a apresentação dos resultados foi considerada de grande importância para a comissão organizadora que, desde então, solicitou à UNIJUÍ que efetuasse este levantamento em todas as edições da feira, consagrando a universidade como tradicional e referência nas pesquisas de satisfação da 20ª Fenasoja.

Neste ano, acadêmicos do curso de administração e bolsistas de pesquisa entrevistaram 550 visitantes e 220 expositores ao longo dos 10 dias de feira. A coordenação da equipe de pesquisa esteve a cargo do técnico administrativo, Jair Almeida, que integra a coordenadoria de marketing da UNIJUÍ. O processo de filtragem dos questionários e de tabulação dos dados está sendo realizado pela técnica administrativa, Silvana Stela Rodrigues, Analista do Laboratório de Gestão do Curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa. Os resultados serão apresentados para a Comissão Central da Fenasoja nas próximas semanas.

Segundo Zamberlan, a satisfação de visitantes e expositores de uma feira pode ser analisada em três fases: num primeiro momento o sujeito forma uma expectativa em relação ao evento e ao conjunto de atividades que o envolve. Num segundo momento ocorre a configuração da satisfação em relação à experiência vivenciada com relação ao evento, relacionadas à infraestrutura, conforto e conveniência e serviços, influenciados por todas as variáveis com as quais interage. Ao final, forma-se uma avaliação geral da satisfação, relativa ao conjunto de todas as variáveis que são levadas em conta ao longo da experiência.