Seminário levantou propostas para o setor industrial de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 

Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, foi mediador em painel sobre Política Industrial no município de Ijuí, durante a programação da 6ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii).

Com o objetivo de fomentar a atividade industrial, bem como seu desenvolvimento a nível local e regional, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 02 de maio, o 2° Seminário da Indústria de Ijuí. O evento aconteceu no auditório da Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, integrando a programação da 6ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii). A UNIJUÍ esteve engajada no Seminário, por meio do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação (PEPI).

Em sua segunda edição, o seminário busca o crescimento do setor industrial de Ijuí por intermédio de ações governamentais, visando potencializar a infraestrutura do município para instalação de novas indústrias, bem como fortalecer e apoiar os empreendimentos já existentes.

Na ocasião, foram realizadas palestras com o representante de Produção de Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Natanael Mücke, sobre “Política Industrial no Rio Grande do Sul”; e com o secretário da Semdec, Enio dos Santos, que explanou sobre a “Política Industrial no município de Ijuí”. O evento contou, ainda, com depoimentos de empreendedores e debate, mediado pelo Reitor da UNIJUÍ e Vice-Presidente da ACI, Martinho Kelm. Durante o Seminário, também foram entregues exemplares do novo Guia Industrial 2014 ao vice-presidente da 6ª Fenii, Vilson Hepp, e ao palestrante da AGDI.

O presidente da 6ª Fenii e secretário da Semdec, Enio dos Santos, destacou a importância da economia e da geração de trabalho e renda ao município de Ijuí. “Devemos ser reconhecidos como um município que trabalha o desenvolvimento local de forma integrada ao regional, visando a diminuição das desigualdades socioeconômicas e culturais ligadas à construção da participação da cidadania com qualidade de vida”, disse.

Na avaliação do professor Marcos Paulo Dhein Griebeler, coordenador do PEPI/UNIJUÍ, o seminário cumpriu com seu objetivo, de discutir o papel da indústria no Estado, bem como as ações do governo para o fomento à indústria, dentre eles, o Projeto de Extensão Produtiva e Inovação, hoje com 20 núcleos atuando no Estado, em parceria com universidades comunitárias. O PEPI/UNIJUÍ atua desde 2012, numa iniciativa da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Associação IPD e UNIJUÍ, e já prestou atendimento a mais de 245 unidades produtivas, dentre indústrias e agroindústrias da região. “Podemos destacar a boa receptividade ao projeto. Mais da metade das indústrias atendidas está concentrada em Ijuí, o que demonstra o potencial deste segmento”, observa, salientando que o PEPI deve se estender até 2016.

Segundo Marcos Griebeler, hoje são mais de 300 indústrias em atividade no município. Ele destaca que o objetivo do seminário também foi de levantar demandas do setor a serem dirigidas ao Poder Público e Governo do Estado, mas também ver o que as mesmas têm a oferecer para o desenvolvimento regional. “A própria Fenii reforça o papel da indústria no município, setor que muitas vezes se mostra de forma tímida, uma vez que comércio e prestação de serviços acabam aparecendo mais. Ijuí tem um perfil diferente de outros municípios, bem mais diversificado em termos de produção industrial, com destaque para os setores de alimentos, metalmecânica, moveleiro, biotecnologia e informática”.


 


 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.