|
Docente da Universidade Autônoma de Madrid, Clemente Herrero Fabregat, abordou a temática “Educación para la paz en un mundo geopoliticamente convulso”, enquanto a professora Adriana Mattar Maamari falou sobre “A educação republicana e o ensino de filosofia nas políticas públicas atuais”.
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado promoveu no dia 23 de abril mais um Seminário Temático, com a presença do professor Dr. Clemente Herrero Fabregat, da Universidade Autônoma de Madrid, Espanha, e da professora doutora Adriana Mattar Maamari, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), de São Paulo.
O seminário temático, desenvolvido na sala E3/4 do Câmpus Ijuí, teve como objetivo compreender os paradigmas e orientações da formação docente na perspectiva de transformação social, analisar questões educativas diante dos problemas da sociedade atual e analisar a educação diante da geopolítica atual.
A coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professora Maria Cristina Pansera de Araújo, considerou de extrema relevância o Seminário, realizado com os palestrantes de renome, nacional e internacional, o qual proporcionou um debate acerca dos paradigmas e orientações da Formação Docente na perspectiva de transformação social e questões educativas diante dos problemas da sociedade atual. Além disso, foi possível situar a Educação no contexto da geo-política internacional atual. O evento contribuiu também para a troca de pesquisas entre as universidades envolvidas: UNIJUÍ, UAM e UFSCAR.