UNIJUÍ assina convênio com SESAMPE - Unijuí

UNIJUÍ assina convênio com SESAMPE

O convênio firmado entre a SESAMPE e a UNIJUÍ tem o objetivo de promover o fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas.

A programação da 20ª Feira da Nacional da Soja (Fenasoja), na tarde de sábado (26/04), contemplou a assinatura do convênio entre a Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE) e UNIJUÍ. Na oportunidade também foi realizada a entrega de cheques do Programa Gaúcho de Microcrédito.

O convênio firmado entre a SESAMPE e a UNIJUÍ tem o objetivo de promover o fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas, fomentando a cooperação entre as empresas do mesmo segmento e características semelhantes, melhorando a capacidade competitiva e fornecendo suporte técnico e formação, consolidação e desenvolvimento de Redes de Cooperação.

O convênio contempla um recurso de 288 mil reais para a universidade que foi assinado pelo Pró-Reitor da UNIJUÍ Ariosto Sparemberger, juntamente com o Secretário da SESAMPE Carlos Luiz Rohr.

O Pró-Reitor destacou que a universidade está muito contente em fechar essa parceria e saber que o governo do estado confia nos trabalhos da UNIJUÍ desenvolvidos para a comunidade. “Sabemos a importância dessas formações para as redes de cooperação, o quanto isso representa para as micro e pequenas empresas. A UNIJUÍ desde sua primeira edição, foram constituídas e apoiadas mais de 70 redes, envolvendo mais de 1200 empresas”.

Carlos Luiz ressaltou em seu discurso a importância da UNIJUÍ nessa trajetória. “A UNIJUÍ é fundamental no processo de capacitação e formação das redes de cooperação. Desde o início do programa foram apoiadas e constituídas 260 redes de cooperação no estado, com 5200 empresas integradas, gerando e mantendo 50 mil pontos de trabalhos diretos”.

No evento também foi realizada a entrega de cheques do Programa Gaúcho de Microcrédito, destinado a apoiar empreendedores da indústria, comércio e prestação de serviços. O Secretário da SESAMPE assinalou que o microcrédito é uma alternativa para os empreendedores de baixa renda, pois são empréstimos de pequeno valor, destinados a quem exerce atividades produtivas e projeta ampliar o seu negócio. O microcrédito financia entre R$ 100,00 e R$ 15.000,00 com juros de 0,41% e prazo de resgate de até 24 meses. Em Santa Rosa foram liberados mais de quatro milhões de reais aos empreendedores.