Governo anuncia R$ 50 milhões para incentivo à inovação e desenvolvimento tecnológico - Unijuí

O Reitor da UNIJUÍ Martinho Luís Kelm participou, na quinta-feira, 10, do lançamento dos editais de Polos, Parques e Incubadoras Tecnológicas e para a Indústria Criativa. Os valores chegam a R$ 50 milhões.

O evento, que ocorreu no Palácio Piratini, reuniu representantes da comunidade científica e acadêmica do Rio Grande do Sul, segmento que prestou homenagem ao governador Tarso Genro, como reconhecimento pelas políticas públicas adotadas para o setor.

Também foi realizado um workshop focado nos gestores de projetos e pesquisadores, detalhando os principais pontos a respeito dos editais, especialmente no que se refere à submissão e a gestão dos projetos no ano de 2014. Os integrantes da Criatec Sueli Marinho Bueno, Jair dos Santos e Liane Weiller participaram do Workshop.

O programa estadual de Polos Tecnológicos tem 25 anos. Neste ano, foram investidos mais de R$ 21 milhões, o que significa um crescimento de 683% em relação ao último ano da gestão anterior do governo, quando o investimento foi de apenas R$ 3 milhões.

Segundo o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, a ação visa fortalecer o fomento à inovação e o desenvolvimento tecnológico, alinhando o Estado com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia da produção, a partir da modernização de sua estrutura produtiva.

O eixo fundamental é a inovação, que eleva a produtividade do Estado, incrementa o PIB e aumenta a renda per capita. "Com isso, também crescem os níveis de bem-estar dos gaúchos. Não são números apenas, são 50 milhões de oportunidades para o fomento de um setor que nunca deveria ser deixado de lado pelo Estado” completou Prodanov.

Encontro sobre diretrizes

A Coordenadora do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, Divisão de Parques e Polos Tecnológicos, Marinês Steffanello esteve na UNIJUÍ no dia 4 de abril para um encontro com os pesquisadores da Universidade, que teve como foco principal elucidar e aprimorar a elaboração de projetos de pesquisa considerando as diretrizes de inovação dos editais dessa Secretaria da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico - SCIT.

Editais lançados

Parques Tecnológicos – R$ 13.302.676,04

Incubadoras de Base Tecnológica e/ou Indústria Criativa – R$ 5.500.000,00

Indústria Criativa – R$ 7.377.174,66