Museu apresenta a exposição O Mbyá-Guarani e a Cultura do Afeto - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu apresenta a exposição O Mbyá-Guarani e a Cultura do Afeto

 

O Museu Antropológico Diretor Pestana promove no mês de abril a exposição “O Mbyá-Guarani e a Cultura do Afeto”.

A exposição faz parte da programação Índios 2014 e tem a curadoria de Paulo Jorge Bender Leal, advogado, professor universitário, livre filósofo e coordenador do Grupo de Estudos sobre Inteligência Sebo Café, de Santo Ângelo/RS. O tema é abordado por meio de fotografias e artesanato do acervo particular do curador, adquirido a partir de uma longa relação de amizade com o Povo Mbyá-Guarani da região missioneira. Na visão de Paulo Leal, “socializá-lo com o público é uma forma de mostrar que o povo Guarani que morava nas Missões – e que ainda mora – se relaciona entre e si e com o mundo de uma forma completamente diferente da nossa. Para eles não apenas os humanos, mas todos os seres vivos são dotados de espírito. Isso os leva a ter um relacionamento com a natureza muito mais respeitoso que o nosso. Por não se terem imagem e semelhantes a Deus não se sentem superiores aos demais seres. Não se sentindo superiores, não os submetem”.

São objetivos da exposição reconhecer o Brasil como um país pluriétnico e pluricultural e, consequentemente, a diversidade étnica como parte da identidade coletiva e individual; e discutir a trajetória do Povo Guarani dentro do contexto da sociedade brasileira sem, contudo, deixar de reconhecer e valorizar a sua identidade étnica específica enquanto sociedade indígena.

A exposição será realizada no período de 03 de abril a 14 de maio, na Sala de Exposições Temporárias do Museu. No decorrer da programação, serão realizadas algumas atividades culturais como contação de Mitos Guarani, palestra sobre os Povos Indígenas no Brasil e exibição do vídeo Mbya Mirim. No dia 24 de abril, às 8h30min, no Salão de Atos da UNIJUÍ, será realizada a apresentação do Coral da Aldeia Tekoá Pyau e a palestra O Mbyá-Guarani e a Cultura do Afeto, a cargo do curador Paulo Jorge Bender Leal.

O Museu Antropológico Diretor Pestana atende de segundas a sextas-feiras das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, sendo que horários diferenciados podem ser organizados mediante agendamento, pelo fone 55.3332.0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.