|
O Projeto Economia Solidária: Geração de Renda e Emancipação do Sujeito teve seu lançamento oficial no município de Panambi, no dia 25 de março.
O evento contou com a presença de autoridades, representantes das entidades ACI, CDL, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Coordenadora do Departamento de Assistência Social, Coordenadora do Cras Vila Nova, CREAS de Panambi e da UNIJUI.
O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Panambi, por meio da Secretaria de Habitação, Trabalho e Ação Social, Unijuí Campus Panambi e Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da Universidade.
O objetivo do projeto é qualificar e motivar mulheres usuárias dos serviços e projetos sociais para a geração de renda por meio do aprendizado adquirido no ramo de corte e costura, artesanato bem como dar suporte e motivação para a formação de trabalho cooperativo. Para tanto estão programadas ações de estímulo à construção de novas perspectivas de vida que possam contribuir para o fortalecimento das potencialidades de cada individuo e de sua importância social e familiar.
Durante o evento esteve presente Adélia Dobler Vasconcellos Jorge, proprietária da empresa Colnie Enxovais de Ijuí, para falar sobre a sua trajetória empreendedora, demonstrando que por meio de empenho e determinação é possível encontrar experiências de sucesso.
Para finalizar e contribuir com o entendimento sobre como se constitui a Economia Solidária o professor Dr. Enio Waldir da Silva, coordenador do projeto Economia Solidária e Cooperativismo Popular na Região de Ijuí/RS, fez uma explanação sobre o assunto.