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Desafios no constituir-se professor foi o tema do I Seminário Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), realizado na noite de quarta-feira, 12, no Salão de Atos da UNIJUÍ.
O evento teve como palestrante o professor Jaeme Callai, que falou sobre “Formação Docente: um desafio conjunto e continuado” e como mediadora a professar Helena Callai.
O evento contou com a coordenadora institucional do programa, Maril Dallagnol Frison, que fez uma exposição de todo o programa; com a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring; com a Coordenadora da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Rosmari Gobbo; representante do Secretário Municipal de Educação, Romi Rohde e representante do Conselho Municipal de Educação Cleunice Goulart Knebel e os coordenadores de áreas, bem como bolsistas e professores das escolas envolvidas no projeto.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, denominado Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da educação básica pública brasileira.
O Pibid UNIJUÍ propõe ações centradas no desenvolvimento profissional do professor em formação inicial e continuada, diretamente nas escolas, articulando a produção de currículo escolar autoral e autônomo, com ênfase em experiências interdisciplinares, no Ensino Fundamental, séries iniciais e sexto ano e no primeiro ano do ensino médio.
O Pibid UNIJUÍ conta com 74 bolsistas estudantes dos cursos de Licenciatura em: Ciências Biológicas, Matemática, Letras – Inglês, Letras – Português, Educação Física, História e Pedagogia, Bolsa de Supervisão; dez bolsista professores da Educação Básica das escolas estaduais e municipais, parceiras do Programa, e outras sete bolsista coordenadores de área.
A coordenadora institucional do Programa, Marli Dallagnol Frison explica que a finalidade do Pibid é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.