Museu presta homenagem aos pioneiros da Associação de Amigos do MADP - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 

Três integrantes da primeira diretoria da Associação receberam o título de sócio benemérito

O Museu Antropológico Diretor Pestana realizou na tarde de ontem, 12 de dezembro, evento comemorativo aos 30 anos da Associação de Amigos do MADP. Na ocasião, foram concedidos títulos de sócio benemérito aos integrantes da primeira diretoria da Associação: Ademar Campos Bindé, que foi Vice-Presidente da 1ª Diretoria da Associação, fundada em 20 de agosto de 1983; Luís Carlos Ávila, 1º Secretário da 1ª diretoria; e Juarez Carlos Bombardieri, 2º Secretário da 1ª Diretoria. O evento foi marcado por uma apresentação cultural do Grupo Vocal Viva Voz, sob a regência de Tenisa Sarreta.

A diretora do Museu, Stela Zambiazi de Oliveira, destacou que há 30 anos a Associação de Amigos vem apoiando o Museu em seus objetivos, de forma prática e construtiva, em permanente sintonia com os seus responsáveis, construindo um elo de ligação entre o museu e a comunidade, tornando essa relação menos formal e mais proveitosa para tanto para o museu quanto para a nossa comunidade. “Não podemos brincar com o acervo histórico que temos guardado aqui no nosso Museu. O que podemos e devemos é unir forças para sua preservação. Nesse sentido a Associação de Amigos do Museu é necessária para que o museu possa desenvolver atividades além das previstas no nosso orçamento anual, permitindo ampliar as atividades de preservação, de pesquisa e de comunicação do riquíssimo acervo que se encontra aqui”.

A diretora também destacou alguns dos projetos realizados com recursos financeiros captados pela Associação de Amigos do Museu. Os dois mais recentes são o Projeto Preservação do Acervo Cartográfico, lançado em 2012 e ainda em execução, aprovado pelo Ministério da Cultura, através do mecenato, com o objetivo de acondicionar a acervo cartográfico do Museu. Já o Projeto Desenvolvimento de Políticas Museológicas no MADP é destinado à elaboração do Plano Museológico, e foi aprovado neste ano pelo Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), com o objetivo de reorganizar o Plano Museológico do Museu, em acordo às determinações da legislação federal que disciplina o funcionamento dos museus brasileiros.

O atual presidente da Associação, Ítalo Drago, fez uma explanação sobre a trajetória da mesma, fundada em agosto de 1983, com a denominação de Associação de Integração Museu-Comunidade, tendo como primeiro presidente o fotógrafo Alfredo Beck, já falecido.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.