IRDeR/UNIJUÍ vai abrigar unidade experimental de mudas de nogueira pecã - Unijuí

IRDeR/UNIJUÍ vai abrigar unidade experimental de mudas de nogueira pecã

Universidade firmou convênio com indústria de nozes de Cachoeira do Sul

A UNIJUÍ e a Empresa Divinut Indústria de Nozes, da cidade de Cachoeira do Sul, firmaram convênio de cooperação educacional, técnica e científica na tarde de terça-feira, 12, visando à implantação de uma unidade experimental e de observação de mudas de Nogueira Pecã no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), pertencente ao Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ. O convênio foi assinado pelo Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, e pelo Diretor da Empresa Divinut Indústria de Nozes, Edson Roberto Neto Ortiz.

Conforme destaca o professor Osório Lucchese, coordenador do Curso de Agronomia, a Universidade deverá disponibilizar uma área de terra de 1,6 hectare no IRDeR - Instituto Regional de Desenvolvimento Rural, para o plantio de 260 mudas de nogueiras pecã, para testar as variedades indicadas (aspectos fenológicos e de produtividade), a partir de quatro diferentes espaçamentos entre as plantas.

O objetivo é testar a produtividade e a adequação desta espécie a sistemas agroflorestais (SAF's), especialmente aos Sistemas Silvipastoris ligados à produção de leite.