Vice-Reitora palestra sobre avaliação institucional para gestores da 36ª CRE - Unijuí

Vice-Reitora palestra sobre avaliação institucional para gestores da 36ª CRE

Experiência da UNIJUÍ com a avaliação institucional foi relatada durante evento de formação continuada para equipes diretivas de escolas da região

A 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) reuniu, nesta quinta feira, no Salão Azul da UNIJUÍ / Câmpus Ijuí, as equipes diretivas das escolas de sua abrangência para dar continuidade aos Encontros de Formação Continuada, referentes ao Sistema de Avaliação Participativa (SEAP), em andamento desde o ano de 2012, em que as escolas se auto-avaliam em seis dimensões, traduzidas em 50 indicadores. O tema do encontro foi avaliação institucional, com o objetivo de refletir o significado da mesma na perspectiva da constituição de uma cultura de avaliação e planejamento na escola.

A Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, Cátia Nehring, proferiu palestra pela manhã sobre a temática da avaliação institucional, destacando a experiência da UNIJUÍ e os aspectos constitutivos deste processo, bem como a necessidade do planejamento de gestão pautado por um método participativo e pedagógico. Na sequência, aconteceu debate entre os gestores.

Conforme destaca a professora Iselda Sausen Feil, do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, este encontro de formação integrou o Projeto de Formação Continuada dos profissionais da Educação, ação conjunta desenvolvida pela SEDUC/RS e 36ªCRE, com apoio e assessoria da UNIJUÍ. A professora salienta que, além dos encontros mensais do GT de Gestão, estão organizados outros grupos de trabalho, os quais reúnem professores por área de conhecimento e modalidade de ensino. “Para dar sustentabilidade e organicidade ao Projeto de Formação, a UNIJUÍ conta com um GT interno, no qual um coletivo de docentes dos diversos cursos de licenciatura se reúne sistematicamente para estudos, debates e produções intelectuais e metodológicas na perspectiva de subsidiar este processo de formação e consolidar os projetos de cursos das respectivas licenciaturas”, conclui Iselda. Acrescentando que nestes encontros são socializados os avanços da avaliação de 2013, em relação à avaliação de 2012, buscando construir estratégias para o planejamento.