Docente da UNIJUÍ recebe Prêmio Capes de Tese 2013 - Unijuí

Docente da UNIJUÍ recebe Prêmio Capes de Tese 2013

A professora Marli Dallagnol Frison recebeu o Prêmio Capes de Tese 2013, na área de ensino, pela Tese “A produção de saberes docentes articulada à formação inicial de professores de química: implicações teóricas na escola de nível médio”.

Marli Frison é docente do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado), no qual, também, defendeu seu Mestrado. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da UFRGS (programa desenvolvido em parceria com a UFSM e FURG), e foi orientada pelo professor José Cláudio Del Pino.

Conforme destaca a docente, a tese foi construída a partir de situações de estudo, partindo da produção e desenvolvimento das mesmas nos espaços e tempos dos Estágios Supervisionados do Curso de Química. “O estudo abordou um processo de pesquisa-ação ocorrido no contexto de um curso de Licenciatura, nos espaços e tempos dos Estágios Supervisionados, no qual se constituíram grupos de trabalho, envolvendo professores em formação inicial e professores em exercício, da escola e da universidade, que assumiram a própria prática docente como referência para a análise e reflexão de seu processo formativo”, salienta Marli. Ela acrescenta ainda que a tese investigou e analisou os saberes docentes a as aprendizagens sobre conhecimentos profissionais do professor construídos durante a elaboração e o desenvolvimento de propostas de ensino, denominadas de Situações de Estudo (SEs), buscando compreender que mudanças ocorrem nas ações de professores que, durante o desenvolvimento de suas propostas de trabalho, envolvem-se em processos reflexivos que lhes permitem refletir na e sobre a própria prática.

Para o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, segundo a coordenadora, professora Helena Copetti Callai, este prêmio é duplamente significativo pelo fato de Marli estar vinculada ao programa, como docente, desde o último credenciamento, bem como por ter realizado o seu Mestrado neste Programa. Da mesma forma o professor Otávio Aloisio Maldaner, que foi orientador de Marli Frison no Mestrado e atualmente é colega no programa, destaca que o prêmio consolida a linha de pesquisa Formação de Professores/Desenvolvimento Curricular, atentando para a mudança que essa relação produz. “Que há relação é bastante óbvio, mas a nossa compreensão é que essa relação não é fixa, ela é dinâmica e se constitui de forma dialética. É isso que é original na compreensão da linha de pesquisa”.

O Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior à melhor tese de doutorado defendida e aprovada nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Na edição 2013 foram contempladas 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. A solenidade de entrega do prêmio acontecerá na sede da entidade, em Brasília, no dia 10 de dezembro.

Prêmio Capes de Tese

A edição 2013 do prêmio contempla as teses defendidas em 2012 de cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. O Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada, para que compareçam à cerimônia de premiação em Brasília; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.