UNIJUÍ FM é premiada com certificação ambiental da GPA Brasil - Unijuí

UNIJUÍ FM é premiada com certificação ambiental da GPA Brasil

Premiação, em nível nacional, foi na categoria “Iniciativa de Mobilização”, onde também foram finalistas empresas como Eletrobras, SESI e Pepsico.

A UNIJUÍ FM foi nomeada para a premiação do Green Project Awards (GPA Brasil) através do projeto “O Rádio como agente transformador de realidades ambientais: a prática de ações sustentáveis na escola”. A iniciativa certifica os projetos que mais se destacaram ao longo do ano quanto às melhores práticas em prol do desenvolvimento sustentável nas categorias “Iniciativa Jovem”, “Pesquisa e Desenvolvimento”, “Produto ou Serviço”, “Iniciativa de Mobilização” e “Gestão Eficiente de Recursos”. A premiação aconteceu na última sexta-feira, em São Paulo, e a UNIJUÍ FM dividiu a categoria “Iniciativa de Mobilização” com outros finalistas, entre eles, Eletrobras, SESI e Pepsico.

O projeto premiado foi aplicado pela primeira vez entre os meses de junho e agosto. As dicas sobre preservação do meio ambiente do programete radiofônico Ações Sustentáveis foram trabalhadas em sala de aula por alunos do Ensino Fundamental das escolas da rede estadual São Geraldo e Ijuizinho. Cinco turmas de 4º e 5º anos foram desafiadas a aplicar as dicas no dia a dia, no ambiente escolar e familiar e na comunidade que vivem.

Para reforçar o papel educador e a forte responsabilidade ambiental, a UNIJUÍ FM trabalhou em sala de aula temas como economia de água e papel, desperdício de alimentos e reutilização de garrafas PET. Os alunos aprofundaram a temática com orientação dos professores e desenvolveram atividades práticas, como a execução de bloquinhos para o reaproveitamento do papel, momento coletivo para escovar os dentes sem gastar água, reaproveitamento de cascas de frutas em receitas de bolo e suco, e a prática do artesanato com garrafas de refrigerante.

Criado em 2008 pela GCI de Portugal, consultora especializada em temáticas sobre sustentabilidade, o Green Project Awards foi realizado pela segunda vez no Brasil, e conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos governamentais brasileiros. A UNIJUÍ FM pretende em 2014 ampliar a abrangência do projeto para escolas municipais e estaduais.