Acadêmicos de Saúde e Serviço Social debatem sobre o SUS com profissionais da rede pública - Unijuí

Com o objetivo de aproximar os acadêmicos das áreas da Saúde e Serviço Social ao cotidiano do Sistema Único de Saúde, os alunos das disciplinas de Saúde Coletiva e de Políticas Sociais III participaram de uma aula diferenciada no dia 22 de outubro.

Participaram da aula uma enfermeira, uma agente comunitária de saúde e uma assistente social que atuam junto às Estratégias de Saúde da Família do município de Ijuí. As profissionais apresentaram diversos aspectos relacionados às suas vivências profissionais e a realidade do Sistema de Saúde, com destaque para o papel das equipes de saúde e dos Conselhos Locais de Saúde na efetivação do sistema de saúde.

Conforme destaca a professora Maristela Busnello, que ministra a disciplina de Saúde Coletiva, o encontro com os atores sociais do SUS possibilitou aos alunos o diálogo e a vivência precoce do cotidiano do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a formação e estimulando aos acadêmicos visualizarem os futuros desafios de sua inserção profissional. Também coordenou a atividade a professora Solange Silva, do Curso de Serviço Social.

Participaram da aula alunos das disciplinas de Saúde Coletiva - Núcleo Comum da Saúde, do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), e de Políticas Sociais III - Políticas de Saúde - Serviço Social, do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas (DCJS).