Reitoria da UNIJUÍ é reeleita para novo mandato - Unijuí

Reitoria da UNIJUÍ é reeleita para novo mandato

Chapa única “UNIJUÍ – Responsabilidade, Sustentabilidade e Inovação” recebeu 2.228 votos, de um total de 2.712 votos computados, o equivalente a 87,38% de aprovação.

Durante processo eleitoral que transcorreu nesta quinta-feira, 24 de outubro, a Reitoria da UNIJUÍ foi reeleita para um novo mandato à frente da Instituição, para o período 2014 a 2016. A chapa única “UNIJUÍ – Responsabilidade, Sustentabilidade e Inovação”, integrada pelos atuais membros da Reitoria - Martinho Luís Kelm, Reitor; Cátia Nehring - Vice-Reitora de Graduação; Evelise Berlezi - Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; e Laerde Gerhke - Vice-Reitor de Administração foi reeleita com 87,38% dos votos, recebendo 2.228 votos, de um total de 2.712 votos válidos. Foram registrados, ainda, 278 votos em branco e 206 votos nulos.

A votação transcorreu no horário das 8h30 às 21h, no formato online, no Portal da Universidade, a partir de sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Informática. O processo foi coordenado pela Comissão Eleitoral, presidida pelo docente Joaquim Gatto. Estavam aptos a votar 9.822 eleitores, dentre docentes, corpo técnico-administrativo e de apoio, acadêmicos e representantes da comunidade externa.

Para o Reitor reeleito, Martinho Kelm, a participação dos docentes, técnico-administrativos e de apoio, acadêmicos e comunidade externa no processo eleitoral reafirma o compromisso da comunidade de participar da universidade comunitária que é a UNIJUÍ. “Para nós é uma responsabilidade muito grande”, ressaltou Kelm, destacando o número de eleitores nesta votação, que foi muito superior aos processos anteriores. Na última eleição realizada em 2010, quando ele foi conduzido ao cargo de Reitor pela primeira vez, foram 2.034 votantes de um total de 10.422 aptos a votar.

Quanto ao percentual de aprovação, de 87,38%, Martinho Kelm destacou que este índice dá muita legitimidade à Reitoria para continuar o trabalho que vem sendo realizado. “Só temos a agradecer esse grande apoio que recebemos. O processo de gestão dos últimos três anos foi coletivo e, se estamos hoje numa situação mais equilibrada, se a Universidade consegue estabelecer novos projetos de futuro, consegue vislumbrar a abertura de novos cursos que, sem dúvida, irão mudar o panorama desta região, isso tudo é um mérito de toda a comunidade, interna e externa, que têm nos apoiado. Estamos muito felizes com o privilégio de participar deste importante momento na vida da Instituição”, ressaltou.

Martinho Kelm também salientou que o índice expressivo de votantes é resultado do trabalho de divulgação do conjunto de iniciativas propostas pela chapa para a condução dos próximos três anos. “Este conjunto de iniciativas foi amplamente debatido e isso nos dá legitimidade e certeza de que estamos no caminho adequado, mas nos coloca na responsabilidade de articular e implementar as mesmas. O apoio existe e agora temos que envidar esforços para implementar este grande projeto que é a UNIJUÍ, uma grande universidade comunitária e que é referência no interior do Estado”, finalizou.

A posse da nova Reitoria está programada para o dia 13 de dezembro.