O Ministério da Educação publicou na quarta-feira, 23, o edital com os critérios para que o município possa estar apto a receber um curso de medicina. Esta é mais uma etapa para a concretização do processo de implantação do curso na UNIJUÍ.
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm afirmou que o município atende todos os critérios estabelecidos pelo MEC, o que pode garantir o nome de Ijuí entre os municípios selecionados. “Esta primeira etapa é uma vitória do município e fruto da grande mobilização de diferentes setores. Nos enquadramos em todos os critérios, então este é um passo importante, pois hoje sabemos que pelos critérios estabelecidos estamos dentro e que no dia 18 de dezembro, muito provavelmente, o nome de Ijuí estará na listagem”.
O MEC estabelece no edital que o município tenha mais de 70 mil habitantes, cinco leitos SUS para cada aluno, privilegiar no mínimo 100 leitos para o curso, três cursos de residência médica (o edital prevê um ano para que o município e a instituição ofertem a residência nas áreas exigidas pelo Ministério). Também, em uma situação limite, poderão ser utilizadas as estruturas de municípios circunvizinhos para compor o conjunto de critérios.
O município dever formalizar os critérios até o dia 8 de novembro. O MEC deve divulgar a listagem final dos municípios até o dia 18 de dezembro. A partir daí a segunda etapa envolve a demonstração da estrutura do município e alguns critérios adicionais, como a priorização de municípios que não tenham outra faculdade num raio de 100 km. Depois do dia 18 de novembro, sendo confirmado Ijuí entre os municípios, serão mais 90 dias para apresentação do projeto, e de 12 a 18 meses para o primeiro vestibular.