UNIJUÍ representada em eventos que debatem a avaliação da educação superior - Unijuí

UNIJUÍ representada em eventos que debatem a avaliação da educação superior

As políticas públicas de avaliação da educação superior do Brasil estiveram em debate em dois grandes eventos, nos dias 16 e 17 de outubro.

O primeiro foi promovido pelo SINEPE, no Hotel Continental; e o segundo pelo INEP, na PUC, ambos em Porto Alegre. A UNIJUÍ esteve representada pela coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, Magna Dalla Rosa.

Os eventos contaram com palestras com abordagens sobre o cenário das políticas públicas de avaliação da educação superior, experiências avaliativas de instituições de educação superior com o objetivo de promover o debate sobre os desafios da avaliação externa e das CPAs das Instituições de Educação Superior (Universidades, Centros Universitários e Faculdades) frente ao novo Instrumento de Avaliação Externa do Ministério de Educação. Este instrumento está no gabinete do Ministro da Educação para homologação.

O 2° Seminário de Políticas Educacionais para a Educação Superior, promovido pelo SINEPE/RS, foi aberto com a palestra do Prof° Me. Sérgio Fiuza de Mello Mendes, Vice-Reitor do Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA e membro da Comissão do INEP que elaborou a proposta do novo Instrumento de Avaliação Institucional Externa. Em sua fala enfatizou que este instrumento traz como novidade a articulação entre o planejamento e a avaliação que se configura na elaboração de um bom PDI, ou seja, que este documento expresse a realidade da instituição e seja passível de ser cumprido. No entanto, ressaltou que o PDI não pode ser tão tímido, nem tão ousado, deve considerar o contexto em que a IES está inserida.

O Seminário Regional da Região Sul sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação promovido pelo INEP teve como objetivo promover um debate sobre as estratégias de implementação do SINAES seus impactos na educação superior e seus desafios para os próximos anos. A profª Claudia Griboski, Diretora de Avaliação do INEP, abriu o evento enfatizando que o novo instrumento de avaliação externa traz como inovação a ênfase na atuação das Comissões Próprias de Avaliação - CPAs e na elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, como elementos centrais para a qualificação das IES nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão.

Na ocasião houve relato de experiências oral e por meio de pôsteres dos processos avaliativos de faculdades, de centros universitários e de universidades, em que a UNIJUÍ apresentou a sua experiência com o pôster intitulado “Avaliação Institucional: A Trajetória na UNIJUÍ”.  Também foram realizadas discussões por grupo sobre o papel das Comissões Próprias de Avaliação considerando a lei do SINAES e o contexto das Instituições com o objetivo de coletar ideias para fortalecer o papel das CPAs no contexto do SINAES.

“Os debates realizados nestes eventos serão objeto de discussões pelos membros da CPA da UNIJUÍ com o objetivo de compreensão, apropriação e definição de estratégias para qualificar o processo de autoavaliação institucional da Instituição. O desafio é dar visibilidade aos processos avaliativos, bem como a divulgação dos resultados no âmbito institucional”, afirma Magna.