Doutoranda da UNIJUÍ realiza estágio de Doutorado Sanduíche na Alemanha - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Doutoranda em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Liria Ângela Andrioli, está realizando no período de julho a dezembro de 2013 um estágio de Doutorado Sanduíche na Westfäliche Wilhems-Universität Münster – WWU (Alemanha). Este estágio foi possibilitado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE/CAPES).

Na UNIJUÍ, Liria é orientanda do Professor Walter Frantz. Já na WWU, a orientação é da Prof. Dra. Marie-Theres Wacker. Também conta com o apoio da senhora Maria Kleingräber, uma das articuladoras do Movimento de Mulheres Rurais Católicas.

O projeto que vem sendo desenvolvido na WWU busca conhecer a experiência do Movimento de Mulheres Rurais Católicas (Katholischen Landfrauenbewegung) de modo a verificar quais são os efeitos da religiosidade na constituição da identidade feminina e na organização deste Movimento. Neste sentido, a doutoranda está estabelecendo contatos junto à Universidade e também ao Movimento Social.

“Esta experiência está sendo de fundamental importância para mim, já que permite aprofundar conhecimentos sobre a temática das mulheres, com acesso a novas bibliografias e vivenciando uma cultura e uma organização de sociedade diferente daquela que conhecemos no Brasil”, afirma a estudante.

Ela destaca também que existe um Centro Brasileiro Alemão na WWU (Brazilien Zentrum), que oferece um serviço de apoio para universidades e estudantes brasileiros interessados em estudar e pesquisar na Alemanha. O Centro também possibilita o aprofundamento das cooperações da WWU com o Brasil, nos setores de ensino, pesquisa e conhecimento. Atualmente, a equipe do Brazilien Zentrum é responsável pela tutoria dos estudantes do Programa Ciência Sem Fronteiras do CNPQ e dá suporte para os alunos.

Ela comenta que além dos estudos, a vivência em outro país com pessoas, lugares e uma cultura diferenciada também são atrativos e se tornam uma experiência de muito aprendizado. “Münster é uma cidade realmente encantadora. Está localizada na Renânia do Norte-Westfália. Além de sua bela arquitetura, Münster é conhecida como cidade universitária e cidade das bicicletas. Circulam por ela milhares de estudantes, oriundos de diversos países. A sua geografia plana permite um belo passeio de bicicleta pelos parques e belezas locais. Münster também é mundialmente conhecida como a Cidade da Paz, onde por volta de 1648 foi proclamada a Paz da Wesfália, onde uma série de tratados de paz pôs fim à Guerra dos 30 anos. No final da Segunda Guerra Mundial, a maior parte da cidade antiga foi destruída, sendo posteriormente restaurada, preservando a arquitetura original”, comenta Liria. Foi também na cidade de Münster, na década de 1970, onde o Professor Walter Frantz realizou seu doutoramento.

Fotos: Liria e sua orientadora na Alemanha, prof. Dra. Marie-Theres Wacker; Bicicletário ao lado do prédio da Biblioteca da Universidade; arquitetura da cidade antiga (Prinzipalmarkt); Lago Aasee e as belezas do outono

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.