UNIJUÍ promove o 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - Unijuí

UNIJUÍ promove o 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química

Com o tema “Movimentos curriculares da educação química - o permanente e o transitório”, foi aberto na manhã desta quinta-feira, no Salão de Atos da UNIJUÍ, o 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.

O evento é promovido pelo Departamento de Ciências da Vida e tem como objetivos aprofundar e ampliar o debate teórico sobre os movimentos curriculares da área da educação química no país, por meio de amplas abordagens e reflexões sobre suas especificidades e características, seus limites e alcances de contribuição para o fortalecimento da identidade e relevância social da área, pelo enfrentamento de situações-problemas, de forma responsável, ou seja, pelo conhecimento escolar.

Cerca de 500 participantes estão participando do evento, dentre pesquisadores, docentes de universidades e de escolas de educação básica, acadêmicos de cursos de licenciatura e de programas de pós-graduação lato e stricto sensu. Além do Rio Grande do Sul, os participantes procedem de estados como Alagoas, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Distrito Federal.

A abertura do 33º EDEQ aconteceu pela manhã, com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas à área, com destaque para o diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química, Gerson de Souza Mói; do Presidente do Conselho Regional de Química, Ricardo Noll; e do conferencista, professor Dr. Maurivan Güntzel Ramos, da PUCRS, representante da Trajetória Histórica das 33 edições do EDEQ. A solenidade contou com dois momentos importantes, um primeiro, com as apresentações de danças do Centro Cultural Italiano e da Invernada Querência Gaúcha; e um segundo momento, de homenagem ao professor Otávio Aloísio Maldaner, que recebeu uma placa entregue por docentes do DCVida, manifestando o reconhecimento pela sua contribuição acadêmica para a Universidade.

A primeira atividade do 33º EDEQ foi a conferência “Movimentos Curriculares na Educação Química – O Permanente e o Transitório”, a cargo do professor Dr. Maurivan Güntzel Ramos, da PUCRS. O conferencista destacou que relatar, discutir e refletir devem ser atitudes cotidianas e necessárias para a implementação de mudanças. Sua conferência abordou, numa primeira parte, a análise dos movimentos curriculares a partir do EDEQ e, numa segunda parte, os elementos das Diretrizes Curriculares Nacionais, recentemente aprovados.

Programação

A programação compreende um conjunto de palestras, apresentações de pôsteres, apresentações orais, minicursos e mesas redondas. As áreas temáticas definidas para a apresentação de trabalhos são: Currículo e Avaliação; Ensino e Aprendizagem; História e Filosofia da Ciência no Ensino; Ensino em Espaços Não-Formais; Experimentação no Ensino; Formação de Professores; Linguagem e Cognição; Materiais Didáticos; Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino; Ensino e Cultura; Ensino e Inclusão; e Educação Ambiental.