UNIJUÍ firma convênio de cooperação com universidade da Colômbia - Unijuí

UNIJUÍ firma convênio de cooperação com universidade da Colômbia

Professores da UPN Alexander Cely Rodriguez, Leonardo Fabio Martínez Pérez, Édgar Valbuena, Analida e a professora Helena Copetti Callai, da UNIJUÍ.

Convênio com a Universidade Pedagógica Nacional (UPN) reforça as relações internacionais na UNIJUÍ

A UNIJUÍ, por meio do Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências firmou convênio de cooperação internacional com a Universidade Pedagógica Nacional (UPN) de Bogotá, Colômbia, que prevê ações de intercâmbio envolvendo acadêmicos e docentes das duas instituições. Atuarão como tutores do convênio os professores Dr. Otávio Aloisio Maldaner, pela UNIJUÍ e o professor Dr. Leonardo Fabio Martínez Pérez, pela UPN.

Consolidando as relações internacionais da UNIJUÍ, a partir deste convênio, a professora Dra. Helena Copetti Callai, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, esteve recentemente na Colômbia, durante 10 dias, reunindo-se com os docentes da UPN para elaborar projetos e organizar ações entre as duas universidades. Dentre as atividades programadas está o intercâmbio de docentes para ministrar seminários e desenvolver pesquisas, bem como de discentes para realização de estágios tanto de mestrado como de doutorado. “Neste sentido, já está sendo encaminhada a realização de estágios de maestria de alunos da UPN aqui na UNIJUÍ para o próximo ano, tendo por base a atuação nos Grupos de Pesquisa e envolvendo, além do líder do grupo, os doutorandos, mestrandos e alunos de graduação membros dos grupos”, salienta a professora.

Na sua área específica, a professora Helena, juntamente com o professor Alexander Cely Rodriguez, que a recebeu na UPN, desenvolveu atividades junto aos docentes e aos mestrandos e graduandos da área de Ciências Sociais e Geografia. Também foram realizados, neste período, trabalhos referentes à pesquisa sobre “Estudo da cidade e formação cidadã”, que vem sendo desenvolvida dentro da Rede Latino americana de didática da geografia (REDLADGEO), que envolve pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela. Foram analisados os resultados e a programação futura da revista “Anekumene”, que é ligada a esta rede e da qual a UNIJUÍ faz parte, através da professora Helena e seu grupo de pesquisa.

Professores do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec/UNIJUÍ) estão organizando ações de dois docentes da UNIJUÍ na UPN e de um docente da UPN na UNIJUÍ para o próximo ano. “Além disso, estão sendo encaminhados projetos de pesquisa envolvendo as duas universidades em áreas específicas”, acrescenta a coordenadora. Em Girona, na Espanha, neste mês, a professora Maria Cristina Pansera de Araújo, da UNIJUÍ, ao participar de evento na área de “Enseñanza de lãs Ciências”, esteve reunida com o professor Dr. Édgar Valbuena, da UPN, quando organizaram projetos de pesquisa interinstitucional sobre formação docente a serem enviados às agências financiadoras da Colômbia e do Brasil.

Helena Callai explica que este convênio entre a UPN e a UNIJUÍ é mais uma iniciativa do PPGEC que, com seu mestrado e doutorado, tem envidado esforços para que docentes e discentes tenham experiências internacionais, “que julgamos fundamentais para sua formação”, salienta. Para o professor Leonardo, da UPN, “o convênio está indo muito bem e as duas instituições estão articulando trabalhos de vários colegas, o que enriquece o diálogo interdisciplinar e é essa a forma como o conhecimento é construído e socializado na contemporaneidade”.