Coordenadores de Curso participam do Programa de Qualificação dos Gestores Acadêmicos - Unijuí

Programa de Qualificação dos Gestores Acadêmicos teve mais uma etapa na UNIJUÍ

Com o objetivo de proporcionar a compreensão e apropriação dos mecanismos e indicadores do Sistema Nacional da Avaliação da Educação – SINAES, legislação interna e processualidades inerentes à ação do coordenador do colegiado do Curso de graduação, a Vice-Reitoria de Graduação e a Comissão Própria de Avaliação promoveram mais uma etapa do Programa de Qualificação dos Gestores Acadêmicos.

Este programa está organizado em cinco módulos. O primeiro foi realizado em julho com a presença da professora Claudia Griboski, Diretora de Avaliação do INEP/MEC, a qual falou sobre o SINAES e suas implicações ao projeto de Universidade. O segundo módulo aborda as Implicações do Processo de Avaliação Externa na UNIJUI. O terceiro a Avaliação e o Planejamento na Gestão Acadêmica; o quarto módulo trata dos Desafios e Responsabilidades dos Gestores nos Processos Acadêmicos; e o quinto módulo tem o papel de sistematizador do programa e tematiza acerca do Coordenador de Curso como agente articulador da busca da excelência acadêmica.

Neste contexto, na tarde do dia 02 de outubro, aconteceu o terceiro módulo do referido Programa, o qual envolveu os coordenadores de colegiado de coordenação de curso e teve por objetivo discutir, a partir de questões que são estruturantes para pensar o curso de graduação, os processos de avaliação e planejamento e de resultados no âmbito da legislação externa alinhados com as políticas institucionais. O questionamento “O que cabe ao coordenador para gestar um curso?” desencadeou o debate de questões estruturantes de gestão de um curso, bem como o alinhamento destas aos processos de Planejamento, Execução e Avaliação, na busca da excelência acadêmica.

Em continuidade ao Programa de Qualificação dos Gestores Acadêmicos, no dia 23 de outubro deverá acontecer mais uma etapa do “Programa de Qualificação dos Gestores Acadêmicos”.