Cursos da Saúde da UNIJUÍ participam da Semana do Coração em Ijuí e Santa Rosa - Unijuí

Cursos da Saúde da UNIJUÍ participam da Semana do Coração em Ijuí e Santa Rosa

Na quarta-feira, 25 de setembro, os cursos da saúde promoveram na cidade de Ijuí, e o curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UNIJUÍ/ FUMSSAR), na cidade de Santa Rosa, a Semana do Coração.

A Semana teve por objetivo promover ações em saúde no sentido de conscientizar a população da importância de atividades preventivas para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, destacando a prevenção de doenças cardiovasculares.

Conforme destaca a professora Eliane Winkelmann, do Departamento de Ciências da Vida, este é o terceiro ano que se promove a Semana do Coração e a UNIJUÍ vem realizando este trabalho junto à população, internamente e também externamente, com atividades de conscientização. Na Praça da República, em Ijuí, os cursos de Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição realizaram atividades durante todo o dia. A população teve a oportunidade de ouvir explicações preventivas sobre o cuidado com seu coração, realizar a aferição do peso, estatura e massa corpórea e orientações nutricionais, conhecer a anatomia e o funcionamento do coração com a exposição de peças anatômicas acrílicas, orientações sobre medicação, entrevista com perguntas direcionadas ao cuidado da saúde do coração com a monitoração da pressão arterial sistêmica e frequência cardíaca.

Durante a manhã também foi realizado o condicionamento físico, com exercício aeróbio monitorado, pelos estudantes da fisioterapia, no qual pacientes que realizam atualmente estas atividades no Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar (serviço de fisioterapia para reabilitação de pacientes com problemas cardíacos e respiratórios), na Clínica de Fisioterapia da UNIJUÍ, se deslocaram e participaram destas atividades na praça.

Durante o turno da tarde também foram realizadas atividades direcionadas para crianças das escolas de Educação Infantil. As crianças tiveram a oportunidade de visualizar as peças anatômicas e auscultar o coração e aprender cuidados com este órgão. Também realizaram pintura do coração. Estas atividades foram realizadas pelos estudantes da saúde da UNIJUÍ, vinculados ao atual projeto de extensão “Acompanhamento do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças”. O projeto é executado em escolas de educação infantil da cidade de Ijuí. Dentre as escolas que visitaram e participaram destas atividades destacam-se o Ceapezinho, Adventista e Sesquinho.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em Santa Rosa, inclui em suas atividades desenvolvidas nas unidades de saúde de Santa Rosa as atividades relacionadas à Semana do Coração, abordando o tema com os usuários atendidos nas unidades e principalmente nos grupos realizados, tais como grupos de caminhada, fornecendo orientações para a prevenção das doenças cardiovasculares e aplicação dos questionários.

A professora Eliane Winkelmann, doutora em Cardiologia e coordenadora do evento, ressalta a importância destas atividades para a conscientização da população para a prevenção das doenças cardiovasculares. “Geralmente as pessoas começam a se preocupar com certos hábitos não saudáveis quando a doença já está instalada. Porém, deveríamos evitar condições prejudiciais à saúde desde a infância”, salienta.