Evento inédito discute o aprendizado depois da tragédia da boate Kiss - Unijuí

Evento inédito discute o aprendizado depois da tragédia da boate Kiss

Evento foi apresentando à imprensa por representantes dos organizadores

Foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 24, o evento Boate Kiss: o aprendizado após a tragédia”, que será realizado no dia 3 de outubro, e tem como objetivo provocar o debate na sociedade organizada, buscando mudanças efetivas e conscientização social sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

O evento “Boate Kiss: o aprendizado após a tragédia” está sendo organizado para promover o debate e propor a construção coletiva de políticas preventivas para a estruturação de ambientes mais seguros. Dentro desta ideia, acontece no Salão de Atos da UNIJUÍ, um amplo debate sobre segurança, prevenção contra incêndio, legislação, questões psicossociais, negligências, responsabilidades e direitos dos cidadãos no caso da tragédia da Boate Kiss, de Santa Maria/RS.

O evento é realizado pela UNIJUÍ em parceria com o “Núcleo Missões de amigos, parentes e sociedade em geral na defesa dos direitos dos cidadãos vítimas da negligência do caso Kiss – Santa Maria/RS”. Segundo o presidente do Núcleo Missões, Jorge Luís Malheiros, a ideia é debater o caso na busca da compreensão das variáveis que levaram a esta tragédia, identificá-las e propor soluções. “Toda a sociedade está sendo convidada a participar desta construção, obviamente que muitos pais, parentes e amigos estarão participando, mas o evento é aberto a toda a sociedade e também às autoridades em geral que quiserem participar e compreender melhor tudo isso para melhorar seus serviços”, explica.

A programação será desenvolvida no Salão de Atos da UNIJUÍ, Câmpus Ijuí, nos turnos manhã, tarde e noite e será dividido em três painéis temáticos: Questões Técnicas, Legislação, Normas, Postura Profissional; Questões Psico-sociais, Saúde, Comportamentos; e Questões Jurídicas que envolvem a Tragédia. Os painéis serão desenvolvidos por professores da UNIJUÍ e outras instituições universitárias e também por autoridades locais e regionais. Malheiros conta que a intenção é que o evento ganhe mais edições: “Já propus à UNIJUÍ pensarmos em um próximo evento direcionado aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para se debater as conclusões tiradas neste primeiro encontro”.

Jorge Malheiros ressalta a importância do envolvimento da universidade nesse projeto. Ele acredita que, assim como a UNIJUÍ, outras instituições devem se envolver, pois o espaço acadêmico tem um papel social de agente político e formador de opinião, que deve colaborar na promoção de debates de forma madura e responsável. “Tenho certeza que podem surgir soluções confiáveis, pois penso que políticas de transformação social se constroem com a participação de todos de forma inteligente e colocando-se o cidadão como centro.”