Semana do Coração terá programação na Praça da República nesta quarta - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A UNIJUÍ promoverá nesta quarta-feira, 25, na Praça da República, em Ijuí, programação alusiva à Semana do Coração.

As atividades serão desenvolvidas das 8h às 17h, e serão coordenadas pelo Departamento de Ciências da Vida, envolvendo docentes e acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia.

Segundo a professora Eliane Winkelmann, chefe do DCVida, as atividades serão de orientação e educação em saúde. Pela manhã, o destaque é para a realização de atividades físicas monitoradas. À tarde, a programação será voltada para as escolas de educação infantil, com atividades interativas dirigidas ao público infantil.

A comunidade está convidada a participar das atividades, que serão desenvolvidas num estande que estará funcionando junto à Praça. Também poderão participar de uma pesquisa que teve início no ano passado, sob a coordenação do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Epidemiológicos, do DCVida, por meio da qual foi aplicado um questionário voltado a verificar o conhecimento da população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A pergunta “Como vai o seu coração?” norteou a pesquisa realizada na FIDENE/UNIJUÍ durante a Semana do Coração de 2012. Foram realizadas visitas às Unidades da FIDENE, para aplicação do questionário e verificação da pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal.

O Grupo de Pesquisa sobre Estudos Epidemiológicos, coordenado pelas professoras Eliane Winkelman e Evelise Berlezi, foi o responsável pelo trabalho de aplicação dos questionários e verificações dos índices integrantes do formulário. Os fatores de risco abordados na pesquisa foram: hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia (colesterol e triglicerídios), diabetes mellitus (açúcar no sangue), tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse. Outras variáveis trabalhadas na pesquisa referem-se ao peso, à estatura e à circunferência abdominal. Estas variáveis contribuem para a avaliação de risco individual para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Na análise da professora Evelise Berlezi, doutora em Gerontologia Biomédica com linha de pesquisa voltada a doenças não transmissíveis, os resultados dessa pesquisa trazem dados importantes sobre a saúde dos colaboradores da FIDENE. Participaram da pesquisa realizada na Semana do Coração 180 professores e funcionários. Destes 61,1% (110) foram mulheres e 38,8% (70) homens. A pesquisa realizada explorou o conhecimento dos funcionários acerca dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Quem participou da pesquisa realizada no ano passado pode verificar o resultado no link “como imprimir meus resultados/avaliações novamente”, informando seu CPF e data de nascimento.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.