Comung fomenta parceria com Alemanha - Unijuí

Comung fomenta parceria com Alemanha

Na quarta-feira, 18 de setembro, a Univates sediou o encontro dos setores de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Comunitárias (Ices) do Comung.

Participaram a Univates, Unisc, Unifra, La Salle, UNIJUÍ, UCS, IPA, Feevale e Unicruz. Pela UNIJUÍ, participaram do evento a chefe de gabinete da Reitoria, Laura Scheren Dalpiaz, e a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski.

O objetivo do encontro foi o de montar uma proposta de trabalho para apresentar ao UAS7 - Consórcio de Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha, que visitará o Comung no dia 04 de dezembro. A visita será feita por sete reitores das universidades alemãs.

O contato foi uma iniciativa da Univates no NAFSA do ano passado. “Iniciamos a discussão para ampliar a parceria para o âmbito do Comung. A ideia é de que não somente os recebamos para uma visita formal, mas que tenhamos propostas concretas de parceria tanto no âmbito do Consórcio como convênios bilaterais, a partir das particularidades de cada Instituição”, comenta Viviane Bischoff, responsável pela Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Univates.

Para o assessor do Comung e coordenador dos trabalhos, professor Renato de Oliveira, a parceria irá beneficiar as instituições. "A importância dessa visita, e do possível convênio que resultará, é que se trata de um consórcio reunindo as principais universidades alemãs de ciências aplicadas. Estas universidades, como se sabe, foram criadas nos anos 1970 como um complemento do modelo clássico ‘humboldtiano’, desenvolvido no início do século XIX também na Alemanha. Como o qualificativo ‘ciências aplicadas’ sugere, sua ênfase é no desenvolvimento tecnológico e numa forte interação com o meio social, empresas inclusive, e este é o conceito institucional que, cada vez mais, orienta as instituições do Comung", explica.

O próximo encontro do grupo está marcado para o dia 24 de outubro, na Univates.

Informações: Assessoria de Imprensa do Comung