UNIJUÍ esteve representada no I Fórum de Gestão e Inovação do Comung - Unijuí

UNIJUÍ esteve representada no I Fórum de Gestão e Inovação do Comung

A Feevale sediou na quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, o I Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Voltado a gestores, dirigentes e professores de ensino superior, bem como demais interessados, o evento teve a participação de diversas instituições de ensino do Estado. A UNIJUÍ esteve representada pelo Vice-Reitor de Administração, Laerde Gehrke; pelo Pró-Reitor do Câmpus Panambi, Nelson Thesing; pelos gerentes José Luís Bressam, de Recursos Humanos, e Jeferson Dalla Rosa, da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços; bem como pela assessora da Vice-Reitoria de Administração, Eliana Ribas Maciel.

A programação teve início às 10h da quinta-feira, com a abertura oficial. Iniciando os trabalhos, o presidente do Comung e reitor da Univates, Ney José Lazzari, falou sobre a importância de se discutir a gestão e a inovação nas universidades. “Serão dois dias de debates que mostrarão importantes desafios para nossas instituições. Recentemente discutimos em outro seminário a sala de aula e suas inovações e agora é um momento para pensarmos a gestão em nossas organizações. As 15 instituições de ensino superior que integram o Comung atendem 200 mil estudantes, mais da metade dos universitários gaúchos. A força das comunitárias é uma peculiaridade no nosso Estado. No resto do país, cerca de 20% dos alunos pertencem ao ensino comunitário. Isso mostra que temos uma história e um grande patrimônio”, enfatizou.

Ainda na quinta-feira, o executivo de instituições de educação superior Ihanmarck Damasceno ministrou uma palestra sobre Princípios da Governança Corporativa na Gestão Acadêmica. O palestrante trouxe o case da Universidade Tiradentes (Unit), de Sergipe. “Buscamos no princípio da governança corporativa preservar e aumentar o valor da organização. Valor este que não necessariamente é um recurso e sim o valor da universidade como um todo para sua comunidade e para o mercado”, explica. A Unit se baseou em quatro pilares para sustentar o processo de avanço da instituição: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Apesar de ser uma instituição privada, com fins lucrativos, sua inserção na comunidade é um grande valor atribuído à Unit.

À tarde, Paulo Otavio Mussi, doutor em Administração de Empresas, abordou o planejamento estratégico em instituições de ensino superior. “A boa estratégia nos anima à ação e orienta para onde nós devemos seguir”, afirmou Mussi durante a palestra. Para o pesquisador, no entanto, o planejamento não deve engessar a organização. “A estratégia não é um roteiro passo a passo, ela serve para dar sentido, para levar à ação. O planejamento estratégico deve fazer com que a comunidade inteira entenda por onde a universidade quer ir. A capacidade de antecipação e adequação à realidade é a essência da estratégia”, comenta.  Mussi detalhou o desenvolvimento do planejamento da PUC-PR, instituição na qual assume a vice-reitoria.

Em seguida, o tema em destaque foi empreendedorismo e inovação, conduzido por Luiz Carlos Scavarda do Carmo, doutor em Física e vice-reitor Administrativo da PUC-Rio. Ele trouxe a caminhada da PUC rumo ao desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora. “Precisamos formar profissionais que se adaptem às mudanças do mercado, que estejam inteirados com as novas tecnologias e que saibam lidar com as novas situações propiciadas pela sociedade de serviço. Se queremos formar um profissional assim, devemos ser assim”, sentenciou.

Na sexta-feira pela manhã, o evento contou com a participação do vice-presidente de Relações Institucionais da Marcopolo S/A, José Antônio Fernandes Martins. Ele abordou em sua fala a inovação como caminho para o crescimento. Em seguida, foram realizadas reuniões de trabalhos dos reitores e pró-reitores administrativos. Neste dia também ocorreu, pela manhã e à tarde, o IV Encontro Rede Prosa das TVs universitárias gaúchas.

Nova gestão assume

O Comung realizou após o evento a eleição para presidência. Foi reeleita para a Gestão 2014 a atual diretoria: Ney José Lazzari, Reitor da Univates, como presidente, e Ramon Fernandes da Cunha, Reitor da Feevale, como primeiro vice-presidente. Foram escolhidos ainda como segunda vice-presidente a Irmã Iraní Rupolo, Reitora da Unifra, como secretário José Carlos Pereira Bachettini Júnior, Reitor da UCPel e como tesoureiro José Carlos de Souza, Reitor da UPF.

Foram eleitos ainda o presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Fiscal, Martinho Luís Kelm, Reitor da Unijuí e Paulo Fossatti, Reitor do Centro Universitário La Salle.

Informações e foto: Assessoria de Imprensa do Comung