Salão do Conhecimento é aberto oficialmente - Unijuí

Salão do Conhecimento é aberto oficialmente

A abertura oficial do Salão do Conhecimento 2013 aconteceu na noite de terça-feira, 10, no Salão de Atos da UNIJUÍ. A cerimônia contou com apresentações artísticas da União das Etnias de Ijuí. A palestra de abertura teve como tema Ciência, Saúde e Esporte, com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor Marco Paulo Stigger.

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi fez sua saudação afirmando que o verdadeiro sentido de produzir e socializar o conhecimento centra-se no transformar. “A cada passo da ciência é preciso fortalecer a razão maior da produção do conhecimento que é a capacidade de promover a mudança, a transformação, É converter o conhecimento em um bem para o homem e para a sociedade na perspectiva do crescimento econômico e desenvolvimento social; sobretudo reduzindo as desigualdades, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de indivíduos e populações”, ressaltou a professora.

O Salão do Conhecimento é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na UNIJUÍ e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento. O evento possibilita aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de ensino fundamental e médio, de graduação e de pós-graduação, um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

O tema deste ano é “Ciência, Saúde e Esporte”, integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema aproveita o momento propício em que o Brasil sediará grandes eventos esportivos mundiais: Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos (2016) e Jogos Paraolímpicos (2016), colocando o país no centro das atenções do esporte mundial, para estimular a discussão nas Universidades do tema para o debate acerca da ciência e da tecnologia voltadas ao esporte e à saúde. No Salão do Conhecimento são destacados os trabalhos com esta temática em exposição especial.

Organizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento é anual e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica em diversas atividades, proporcionando momentos de reflexão e de troca de conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento do saber científico. Em 2012 foram apresentados 528 trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A expectativa é de superar o número de trabalhos este ano.

O Salão do Conhecimento compreende cinco eventos: Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Pesquisa, Seminário de Inovação e Tecnologia, Mostra de Iniciação Científica Júnior e Jornada de Extensão.