UNIJUÍ realiza mais uma etapa do Programa de Qualificação dos Gestores Acadêmicos - Unijuí

Com o objetivode proporcionar a compreensão e apropriação dos mecanismos e  indicadores do Sistema Nacional da Avaliação da Educação – SINAES, legislação interna e processualidades inerentes à ação do coordenador do colegiado do Curso de graduação, a Vice-Reitoria de Graduação e a Comissão Própria de Avaliação – CPA são promotores do Programa de Qualificação dos Gestores Acadêmicos – UNIJUÍ.

Mais uma etapa deste programa foi realizada na quarta-feira, 4 de setembro. O segundo módulo do Programa envolveu os coordenadores de colegiado de coordenação de cursos e de  NDEs e teve por objetivo a compreensão do processo de avaliação interna e externa e suas implicações no projeto de universidade nas suas diferentes instâncias.

A professora Catia Nehring, Vice-Reitora de Graduação, abriu os trabalhos destacando a  importância da condução da gestão dos cursos e da Instituição tomando por base o princípio da globalidade, ou seja, tendo a compreensão de que a Instituição deve ser avaliada/gestada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto que sua relação é  orgânica e não de forma isolada.

Em seguida, os professores Sidinei Pithan da Silva (DHE) e Sandro Sawicki (DCEEng) relataram experiências avaliativas relacionadas aos processos de reconhecimento dos cursos de graduação de Educação Física, Licenciatura, modalidade EaD e de Ciência da Computação, Câmpus Santa Rosa.

Os professores Cristina Pozzobon (DCEEng) e Celso Martinazzo (DHE), avaliadores de curso do INEP, abordaram  acerca do papel e da responsabilidade dos diferentes atores institucionais implicados no processo avaliativo do SINAES, considerando estratégias e procedimentos de um avaliador externo no processo de visita in loco de curso.