A campanha de sustentabilidade Atitudes do Bem foi lançada oficialmente na tarde de terça-feira, 3, junto com a cerimônia de lançamento do Relatório Social 2012. A campanha é promovida pelo Programa Sinergia de Endomarketing.
Com lembretes e ações bem focadas o projeto pretende alertar para o compromisso que cada um tem com a instituição, com o meio ambiente, com a sociedade, promovendo atitudes que tem consequências imediatas e a longo prazo e influenciam diretamente no bom andamento institucional. A intenção é promover atitudes que se incorporem ao cotidiano e que façam toda a diferença
“Transformar valores e atitudes cotidianas requer um investimento especial de esforços diários. Com cada um fazendo a sua parte, se poderá ter um resultado bem significativo no final do processo, portanto é necessário que invista em projetos deste cunho, que trarão benefícios para toda a instituição, e que devem se tornar hábitos, alcançando as famílias, os amigos e a comunidade. Os lembretes que a campanha prevê podem fazer a diferença no dia a dia”, destaca Camila Marzari, integrante do Programa Sinergia.
A intenção é chamar a atenção para que os pequenos detalhes façam a diferença. Os principais pontos abordados são: economia de luz e de água, com utilização de adesivos e entrega das “Casinhas do tempo” para o setor da limpeza, para que tenham uma previsão se haverá chuva ou não, na definição das datas para a lavagem de calçadas e vidraças. Também será entregue para todos os colaboradores um lápis semente, que contém sementes de árvores e pode ser plantado no final da sua utilização.
Outro ponto explorado é a racionalização de utilização da frota. A intenção é que se aproveitem as viagens fixas dentro cidade e para outros câmpus, bem como a verificação de reservas de veículos já existentes para que se diminua a emissão de CO2, bem como haja uma melhora no aproveitamento dos veículos e responsabilidade com utilização dos recursos da universidade.
O projeto quer alertar para as impressões desnecessárias, racionalizando o uso de papel. Outra frente a ser trabalhada são as ações diárias e cotidianas na sociedade, como cortesia, gentileza, cumprimento das regras de trânsito, atendimento e aproveitamento do tempo.
“Para se melhorar a instituição é necessário que a mudança comece por cada um. Tenha atitudes do bem e seja um multiplicador desta ideia”, finaliza Camila Marzari.