FIDENE investiu R$ 35 milhões em filantropia, benefícios a alunos e à comunidade em 2012 - Unijuí

Relatório Social lançado nesta terça-feira apresenta as principais ações de responsabilidade social da FIDENE e suas mantidas

O Relatório Social 2012 da FIDENE foi apresentado à comunidade durante evento realizado nesta terça-feira à tarde, no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Câmpus Ijuí. O Relatório apresenta uma síntese das principais ações de responsabilidade social desenvolvidas pela FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE) e suas quatro mantidas – a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA); o Museu Antropológico Diretor Pestana; e a Rádio Educativa UNIJUÍ FM.

O evento, aberto com um momento cultural a cargo de integrantes do Coral UNIJUÍ, contou com a presença de autoridades e representantes de diversas entidades e instituições, além de membros da comunidade interna. Além do Relatório Social, também foi apresentada a campanha de sustentabilidade “Atitudes do Bem”, que será desenvolvida internamente, na Instituição, com foco nas áreas ambiental, social, ética e econômica.

Relatório Social 2012

Dentre os dados apresentados no Relatório Social, se destaca o investimento de R$ 35 milhões em filantropia, benefícios a alunos e à comunidade no ano de 2012. Pelo terceiro ano, a publicação está disponibilizada em formato eletrônico, podendo ser acessado no Portal da UNIJUÍ. A publicação é anualmente organizada pela Controladoria da FIDENE, sob coordenação da contadora Roselaine Seibert Jung, com elaboração da Coordenadoria de Marketing.

O Relatório apresenta os principais projetos desenvolvidos pela FIDENE, bem como o montante de recursos econômicos investidos nos mesmos. Em termos de filantropia, as ações abrangem a concessão de bolsas a alunos carentes e a manutenção de programas para comunidades carentes, nas diversas áreas de atuação da Instituição, contemplando a assistência jurídica; educação e pesquisa em educação; saúde da comunidade; empreendedorismo e desenvolvimento; esporte, cultura e lazer; e meio ambiente.

Além das ações de filantropia, o Relatório Social destaca outros benefícios voltados aos alunos, tais como a Casa do Estudante, o Fundo de Apoio às Atividades Estudantis, o seguro educacional e os programas de bolsas próprios, que totalizaram um investimento de R$ 20,3 milhões.

Com relação aos colaboradores, a Instituição investiu R$ 3,7 milhões, com ações de aperfeiçoamento de recursos humanos, bolsas de estudo para dependentes, saúde e segurança do trabalho, seguro de vida, transporte, auxílio-creche, alimentação e ações de cultura e lazer.

Impacto econômico e social

O Presidente da FIDENE e Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, destacou o papel histórico da Instituição e o compromisso de transformar conhecimento em desenvolvimento regional. Também destacou que a ação da FIDENE e de suas mantidas tem sido historicamente construída com a participação comunitária e que o desenvolvimento da região é um “propósito convergente” de todas as instituições e lideranças da região.

Em seguida, Martinho Kelm apresentou alguns dados que demonstram a sustentabilidade da Instituição e o impacto da FIDENE no desenvolvimento regional, nas esferas econômica e social. Levantamento dos últimos três anos aponta um investimento de R$ 10,5 milhões em capital humano, considerando bolsas de estudos a docentes, técnico-administrativos e dependentes e outros benefícios. Também nos últimos três anos, a FIDENE gerou R$ 32 milhões em encargos sociais e tributos, além de outros R$ 149 milhões investidos em salários e encargos. No total, quatro mil pessoas dependem direta ou indiretamente da Instituição, considerando um quadro de 1.100 docentes e técnico-administrativos e de apoio.

Outro dado importante é o número de atendimentos à comunidade, que nos últimos três anos alcançou os 95 mil, sendo 19 mil atendimentos nas áreas de meio ambiente e saúde animal; 15 mil atendimentos nas áreas de empreendedorismo e desenvolvimento regional; 54 mil na área da saúde; e sete mil atendimentos nas áreas do direito e da cidadania.

Atitudes do Bem

A campanha de sustentabilidade “Atitudes do Bem” foi apresentada pelo Gerente da Coordenadoria de Marketing, Giancarlo Bottega. Com lembretes e ações bem focadas o projeto pretende alertar para o compromisso que cada um tem com a instituição, com o meio ambiente, com a sociedade, promovendo atitudes que tem consequências imediatas e a longo prazo e influenciam diretamente no bom andamento institucional. A intenção é chamar a atenção para que os pequenos detalhes façam a diferença. Os principais pontos abordados são economia de luz e de água, com utilização de adesivos e entrega das “Casinhas do tempo” para o setor da limpeza, para que tenham uma previsão se haverá chuva ou não, na definição das datas para a lavagem de calçadas e vidraças. Também será entregue para todos os colaboradores um lápis semente, que contém sementes de árvores e pode ser plantado no final da sua utilização.

Outro ponto explorado é a racionalização de utilização da frota. A intenção é que se aproveitem as viagens fixas dentro cidade e para outros câmpus, bem como a verificação de reservas de veículos já existentes para que se diminua a emissão de CO2, bem como haja uma melhora no aproveitamento dos veículos e responsabilidade com utilização dos recursos da universidade.

O projeto quer alertar para as impressões desnecessárias, racionalizando o uso de papel. Outra frente a ser trabalhada são as ações diárias e cotidianas na sociedade, como cortesia, gentileza, cumprimento das regras de trânsito, atendimento e aproveitamento do tempo. A campanha Atitudes do Bem integra o Programa Sinergia de Endomarketing.