Universidades Comunitárias debatem a Avaliação Institucional em suas IES - Unijuí

Universidades Comunitárias debatem a Avaliação Institucional em suas IES

A UNIJUÍ esteve representada no encontro do Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas (Paiung ), no dia 23 de agosto.

O evento aconteceu no Centro Universitário Metodista, do IPA, em Porto Alegre, e contou com a participação de representantes das Universidades que integram o PAIUNG/COMUNG. O encontro teve como pauta o debate sobre a organização e funcionamento das CPAs no desenvolvimento do processo avaliativo das universidades comunitárias gaúchas; a definição da programação do Seminário dos 20 anos do PAIUNG; e a análise de documentos do Ministério de Educação que tratam sobre o tema acessibilidade.

Na visão de Magna Dalla Rosa, integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIJUÍ, “as discussões foram importantes na medida em que evidenciaram as potencialidades e fragilidades e perspectivas das CPAs no contexto de mudanças que estão acontecendo no cenário da avaliação da educação superior do país. O debate demonstrou que todas as Universidades Comunitárias mantêm suas CPAs atuantes e com base na Lei do SINAES, no entanto, cada uma delas sustentada na missão e visão de suas instituições, portanto diferentes, mas com o objetivo comum de contribuir para a excelência acadêmica em suas IES”. Participaram do evento: UNIJUÍ, URI, PUCRS, URCAMP, UNISINOS, UCPEL, UNIJUÍ, UNIVATES, UPF, UNICRUZ, UNISC, UCS, IPA e UNIFRA.