Docente de Engenharia Mecânica apresenta trabalho em evento internacional - Unijuí

Docente de Engenharia Mecânica apresenta trabalho em evento internacional

O professor Dr. Gil Guimarães, do curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ / Câmpus Panambi, esteve na cidade de Valladolid, Espanha, no mês de julho, participando da 7ª Conferência Internacional de Engenharia Industrial e Gestão Industrial.

Na oportunidade, apresentou o trabalho “Utilization of tool Value Stream Mapping (VSM) for improvement of welded assembly manufacturing process”, que trata da utilização da ferramenta Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) para melhoria do conjunto soldado do processo de fabricação. O trabalho tem como co-autores quatro alunos do curso de Engenharia Mecânica, Maiquel Muller, Lucas Taffarel, Marcelo Lasch e Tobias Bechert.

Conforme destaca o professor, o trabalho teve ótima receptividade entre os participantes da Conferência, tendo recebido elogios do presidente da Academia Europeia de Gestão Industrial, Prof. Giovanni Mummolo, da Politécnica de Bari, Itália, assim como do vice-presidente da ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, Prof. Dr. Milton Vieira Júnior. “A viagem também serviu para estreitamento de contatos com Universidades de Portugal e Espanha com a intenção de trabalhos conjuntos no futuro”, salienta Gil Guimarães.

O professor também destaca o trabalho do Grupo de Pesquisa “Estudos e Pesquisas sobre Produção, Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo” (GEPPITE) que tem desenvolvido, em Panambi, estudos a respeito de implantação da filosofia LEAN (Manufatura Enxuta) nas empresas da região. Ele explica que a principal ferramenta que está sendo aplicada é a de MFV (Mapeamento de Fluxo de Valor), que visa principalmente à melhoria dos processos de fabricação, aumentando a produtividade através do melhor uso dos recursos da empresa. “Esse trabalho já começa a mostrar resultados através do aceite e apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais”.