Integrantes da Comissão Própria de Avaliação – CPA da UNIJUÍ , estiveram reunidos com o Reitor Martinho Kelm, no dia 14, para um debate sobre concepções de avaliação e planejamento, com o objetivo de repensar o papel da CPA, bem como, buscar subsídios para a revisão do projeto de autoavaliação institucional da UNIJUÍ.
“Este debate se inscreve no contexto do novo cenário de mudanças do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, especialmente pelo novo instrumento de avaliação institucional proposto pelo MEC, que inclui o planejamento e a avaliação na centralidade do processo de avaliação externa e exige articulação entre estes dois processos”, afirma Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA.
O professor Martinho apresentou as Diretrizes do Planejamento Institucional da UNIJUÍ, destacando a importância da articulação entre Planejamento, Orçamento e Avaliação de Desempenho. No debate discutiu-se a relação entre a avaliação e o planejamento, o que possibilitou à CPA ter indicativos para repensar o seu papel neste cenário de mudanças, tanto interna quanto externa.
Como encaminhamento, definiu-se um grupo de trabalho da CPA para a revisão do seu projeto de autoavaliação, bem como se decidiu promover reuniões com os Vice-Reitores para coletar subsídios para efetivação da revisão do projeto, com vistas ao planejamento das ações futuras da Comissão.