Aberto o processo eleitoral para concorrer à Reitoria da UNIJUÍ - Unijuí

Aberto o processo eleitoral para concorrer à Reitoria da UNIJUÍ

Está aberto o prazo de inscrição de chapas para a eleição da Reitoria da UNIJUÍ, para o período de 2014 a 2016.

Conforme a Resolução que dispõe sobre o Regimento Eleitoral, o pedido de inscrição de chapas pode ser encaminhado à Comissão Eleitoral até às 17h do dia 13 de setembro, por requerimento subscrito por, no mínimo, 50 eleitores. A eleição está prevista para o dia 24 de outubro, das 8h às 21h.

Conforme destaca o Presidente da Comissão Eleitoral, Joaquim Gatto, as atividades estão sendo encaminhadas a fim de que o processo transcorra respeitando as regras fixadas pela Resolução. A Comissão Eleitoral foi instituída em julho deste ano e vem realizando reuniões semanais para organizar todo o processo. A exemplo de anos anteriores, a votação será eletrônica, a partir de sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Informática da Instituição. A identificação de cada eleitor será feita através de um login e uma senha, sendo que no dia da votação, serão disponibilizados equipamentos de informática, com acesso à Internet, em locais estratégicos de cada Câmpus e Núcleo Universitário.

O colégio eleitoral é composto por quatro categorias: corpo docente, corpo técnico-administrativo e de apoio, corpo discente e representantes da comunidade externa. No quadro de docentes, encontram-se os professores efetivos, colaboradores, convidados, seniores e professores visitantes; No corpo técnico-administrativo e de apoio, estão os integrantes do quadro lotados na UNIJUÍ. Integram a categoria de corpo discente os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação mantidos pela UNIJUÍ, em qualquer regime de funcionamento. A comunidade externa é representada por atuais membros da Assembleia Geral, do Conselho Curador, do Conselho Diretor da FIDENE e do Conselho Universitário da UNIJUÍ, Prefeitos e Presidentes de Câmaras de Vereadores dos municípios sede de Câmpus e Núcleo, representantes do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (SINPRO/RS), do Sindicato dos Professores de Ijuí (SINPRO-NOROESTE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado (SINTEEP NOROESTE RS), indicados pelas respectivas categorias e, professores e técnico-administrativos e de apoio lotados nas demais mantidas da FIDENE.

A chapa eleita cumpre mandato de três anos, podendo os integrantes serem reconduzidos ao cargo, mediante eleição, para mais um mandato. A posse da nova Reitoria está programada para o dia 13 de dezembro.

A íntegra do Regimento Eleitoral e demais documentos relacionados ao processo de eleição estão disponíveis no Portal da UNIJUÍ.