Executivo de Ijuí manifesta apoio exclusivo à implantação do Curso de Medicina na UNIJUÍ - Unijuí

Documento destaca o papel da Universidade no desenvolvimento regional, bem como a relação histórica do município com a FIDENE/UNIJUÍ.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, recebeu na manhã desta quarta-feira ofício encaminhado pelo Prefeito Municipal de Ijuí, Fioravante Ballin, no qual o Executivo reitera seu apoio à implantação do Curso de Medicina na UNIJUÍ. Este posicionamento é resultado de reunião do Conselho de Gestão do Poder Executivo do município, realizada na tarde de terça-feira, 06 de agosto. Conforme destaca o Prefeito, “o Conselho considerou que o porte da cidade comporta um curso de Medicina e que este deve ser implantado na UNIJUÍ, porque é uma Instituição de caráter público não estatal, comunitária, que presta serviço técnico-pedagógico do interesse de toda a sociedade de Ijuí e região”.

O documento também destaca que, pela responsabilidade que o Poder Executivo tem de garantir direitos de cidadania à comunidade de Ijuí e pela relação histórica de parceria com a FIDENE/UNIJUÍ, “entidade que tem demonstrado em toda sua trajetória o espírito comunitário”, o mesmo reconhece o papel de destaque da Universidade no desenvolvimento social, econômico, cultural e no desenvolvimento humano de toda a região. Ballin destaca que esta condição levou o Executivo a “definir o apoio exclusivo para que a instituição seja contemplada com esse curso no município, pois estará também à disposição da rede pública de saúde”.

Para finalizar, o Prefeito Municipal salientou que a ampliação na oferta de cursos profissionais que contemple necessidades do município, como a de médicos com formação voltada para a saúde coletiva, oportuniza mais qualidade e resolutividade na assistência à saúde da população atendida pelo SUS. Ballin destacou o papel do Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina, composto pela UNIJUÍ, Prefeitura Municipal, Hospital de Caridade de Ijuí, Câmara de Vereadores e Associação Comercial e Industrial, que vem articulando junto aos governos estadual e federal, bem como com as mais diversas lideranças, a inclusão do projeto do Curso de Medicina no edital a ser lançado pelo Ministério da Educação até o mês de setembro. Uma nova reunião do Comitê Comunitário está prevista para acontecer na próxima semana para definir os novos encaminhamentos a serem adotados pelas instituições envolvidas.

Reunião em Brasília

O Reitor da UNIJUÍ Martinho Kelm e a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, viajam à Brasília nesta quarta-feira, para participar, amanhã, da 1ª Plenária do Fórum de Medicina das Comunitárias, promovida pela Associação Brasileiras das Universidades Comunitárias (Abruc). O evento é especialmente voltado às Instituições Comunitárias de Ensino Superior que protocolaram ou que estudam protocolar pedido de autorização de novo Curso de Medicina junto ao MEC.

Conforme destaca o secretário executivo da Abruc, José Carlos Aguilera, estão confirmadas as presenças dos ministros Aloízio Mercadante, da Educação, e Alexandre Padilha, da Saúde, além de dirigentes e representantes de outros órgãos do Governo Federal, a exemplo da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Secretarias de Educação Superior e de Regulação da Educação Superior, dentre outros.

A plenária terá como pauta central a Medida Provisória 621, que institui o Programa Mais Médicos. “A plenária será uma grande oportunidade de ouvir e opinar sobre a MP 621 e interagir qualitativamente em seu debate e votação no Congresso Nacional”, salienta Aguilera.