UNIJUÍ firma parceria com Aiesec de Santa Maria - Unijuí

UNIJUÍ firma parceria com Aiesec de Santa Maria

Convênio permitirá participação de acadêmicos de graduação e de pós-graduação da UNIJUÍ em programas de intercâmbio profissional e social

A UNIJUÍ e a Aiesec firmaram parceria nesta sexta-feira, o que deve incrementar as atividades de intercâmbio na Universidade. O convênio foi assinado pela manhã, durante encontro que contou com a participação do Reitor Martinho Kelm, da Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, da assessora de Assuntos Internacionais da UNIJUÍ, Vanderléia Haiski, e do coordenador de Expansão da Aiesec de Santa Maria, Douglas Lages. O convênio tem por objetivo a implementação de ações para facilitar a participação de todos os alunos de graduação e de pós-graduação da UNIJUÍ nos programas da Aiesec.

A Vice-Reitora Evelise Berlezi destacou que a parceria com a Aiesec amplia as possibilidades de intercâmbio para os acadêmicos da UNIJUÍ, visto que até então, somente o intercâmbio acadêmico era ofertado, mediante convênios com instituições de ensino superior do exterior e por meio de programas como o Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal. A Aiesec possibilita duas alternativas diferenciadas de intercâmbio: o profissional – no qual o jovem realiza atividades remuneradas em empresas de diferentes setores no exterior; e o social, que permite o trabalho voluntário em ONGs e projetos educacionais.

O coordenador de Expansão da Aiesec de Santa Maria, Douglas Lages, destacou que a Aiesec está organizada desde 1994 naquele município, com uma trajetória significativa de atuação e que, neste momento, está centrada na ampliação de parcerias. Salientou que a UNIJUÍ é uma das primeiras Instituições da região a oficializar esta parceria, atuando inicialmente como mediadora, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), mas podendo, mais adiante, atuar com um Escritório da Aiesec em Ijuí. “O escritório permitirá que o acadêmico desenvolva sua liderança, não apenas viajando, mas também por meio da membresia, como chamamos esta possibilidade de atuação na equipe da Aiesec”.

A assessora de Assuntos Internacionais da UNIJUÍ, Vanderléia Haiski, explica que para aderir aos programas de intercâmbio os interessados devem ter fluência na língua inglesa e possibilidade de arcar com as despesas da viagem e da permanência no país escolhido. Também existe uma taxa de manutenção cobrada pela Aiesec para os encaminhamentos, que para o intercâmbio social fica em torno de R$ 900,00, e para o corporativo varia entre R$ 990,00 e R$ 1.660,00, dependendo da área de interesse para atuação. A parceria firmada com a UNIJUÍ contempla descontos de 10% no valor destas taxas, para todos os acadêmicos, de graduação e de pós-graduação. Para sócios do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e para acadêmicos que atingem a média de 8,5 nas disciplinas cursadas, este desconto nas taxas é de 22%.

O Escritório de Relações Internacionais está apto a dar todas as informações sobre as oportunidades disponíveis. O coordenador de Expansão da Aiesec de Santa Maria, Douglas Lages, esteve atendendo no ERI estudantes que já manifestaram interesse em participar dos programas. Uma nova oportunidade de contato direto com acadêmicos da UNIJUÍ está programada para acontecer em setembro, durante o Salão do Conhecimento, com a participação de intercambistas da Aiesec.

Sobre a Aiesec

Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo, a Aiesec (sigla que originalmente significava Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais) está presente em 113 países e territórios e tem mais de 86 mil membros, formando uma rede global que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, explora e desenvolve o potencial de liderança de seus jovens.

A AIESEC é apolítica, independente, sem fins lucrativos e totalmente gerida por jovens estudantes e recém-formados. O trabalho se dá através de uma plataforma internacional oferecida aos seus membros, que permite que os mesmos criem sua própria experiência com as oportunidades disponíveis.