Docentes da UNIJUÍ serão mediadores no I Seminário Internacional de Educação - Unijuí

Docentes da UNIJUÍ serão mediadores no I Seminário Internacional de Educação

Seduc RS promove nesta quinta e sexta-feira o seminário, na Ufrgs, com transmissão ao vivo, pela Internet, para as cidades-sede de Coordenadorias Regionais

A UNIJUÍ é uma das instituições de ensino superior parceiras na realização do I Seminário Internacional de Educação, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento pedagógico acontece nesta quinta e sexta-feira e tem como tema “Concepções e Sentidos da Educação: pensamentos para uma nova prática social cidadã”. A programação será desenvolvida no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e será transmitida ao vivo, pela Internet, para as cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com mais de 50 pontos de transmissão, com mediadores convidados para repercutir as conferências, palestras e debates que acontecem em Porto Alegre. A UNIJUÍ irá sediar dois pontos de transmissão, no Câmpus Ijuí, para profissionais ligados à 36ª Coordenadoria Regional de Educação, e no Câmpus Santa Rosa, recebendo educadores ligados à 17ª CRE. A participação da Universidade também se dará por meio de docentes que atuarão como mediadores nos debates. São eles os professores José Pedro Boufleuer, Paulo Fensterseifer, Andrea Becker Narvaes, Maria Cristina Pansera de Araújo, Iselda Sausen Feil, que atuarão no Câmpus Ijuí, e Celso Martinazzo, que será mediador no Câmpus Santa Rosa.

A intenção da Seduc é propiciar a reflexão sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio e Educação Profissional que está em curso na rede estadual, com expectativa de atingir mais de 12 mil pessoas, na Capital e nos pontos de assistência. O Seminário Internacional levará à Capital educadores reconhecidos mundialmente, como o pesquisador e professor norte-americano Michael Apple, da Universidade de Wisconsin-Madison, que fará a conferência principal, nesta quinta-feira, 18 de julho, depois do ato de abertura do encontro, marcado para as 18h. O secretário estadual da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, fará a fala de abertura.

Também foram convidados a falar aos professores estaduais o professor Gustavo Fischmann, argentino com atuação nos Estados Unidos, Jorge Manuel de Almeida Castro e Ana Benavente, ambos de Portugal, e os brasileiros Maria Teresa Esteban, Antonio Flavio Moreira, Monica Ribeiro da Silva, Acácia Kuenzer e Sandra Garcia. Estarão em debate no seminário os temas Educação como Prática Social Cidadã, Avaliação: controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente; Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários; e dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da Educação Profissional. Cada tema será desenvolvido em um turno. O Seminário Internacional terá atividades nos dias 18 (à noite) e nos três turnos do dia 19, sexta-feira, de acordo com o seguinte cronograma: