Programa Ciência Sem Fronteiras com chamadas abertas - Unijuí

Programa Ciência Sem Fronteiras com chamadas abertas

O programa Ciência Sem Fronteiras abre novas chamadas para estudantes que desejam participar.

Até o dia 8 de julho os candidatos podem se inscrever para mobilidade nos seguintes países: Alemanha (2.000 vagas previstas), Canadá (2.188 vagas previstas), Estados Unidos (2.000 vagas previstas), Hungria (2.300 vagas previstas) e Japão (150 vagas previstas).

Para se candidatar a uma das vagas é preciso ser brasileiro ou naturalizado; estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos; possuir bom desempenho acadêmico; ter concluído 20% do currículo previsto para o curso de graduação.

A preferência será dada aos candidatos que tiverem recebido prêmios em olimpíadas científicas no país ou no exterior e ter tido ou estar usufruindo de bolsa de iniciação científica ou tecnológica do CNPq (PIBIC/PIBITI) ou do PIBID da CAPES.

O programa oferece benefícios, tais como mensalidade de bolsa; auxílio instalação; auxílio material didático; passagens aéreas e seguro saúde. A duração da bolsa é de 12 meses, podendo estender-se até 18 meses quando incluir curso de idioma; o prazo de curso de idioma é apresentado na Chamada e varia de um país para outro, e do acordo firmado com as universidades no exterior.

Outras chamadas previstas

Inscrições de 07/06 até 19/07/13: Austrália (2.250 vagas previstas); Coréia do Sul (292 vagas previstas); Finlândia (300 vagas previstas); Reino Unido (2.000 vagas previstas).

Inscrições de 12/06 até 26/07/13: Nova Zelândia.