Reitor da UNIJUÍ encaminha nota de esclarecimento à comunidade - Unijuí

Reitor da UNIJUÍ encaminha nota de esclarecimento à comunidade

Reitor da UNIJUÍ e Presidente da FIDENE, Martinho Luís Kelm, envia carta à comunidade regional para esclarecer inverdades publicadas em veículo de comunicação de Ijuí.

Face às “alegações” expressas pelo redator da matéria jornalística do Portal “Ijui.com” que expressa uma vontade/interesse pessoal e com uma ótica obtusa e até confusa, que não corresponde à vontade da comunidade acadêmica da UNIJUÍ e apresenta um conjunto de inverdades supostamente atribuídas ao Reitor da UNIJUÍ e Presidente da FIDENE, Prof. Dr. Martinho Luís Kelm, se faz pertinente expressar a legitimidade da FIDENE/UNIJUÍ em traçar os seus rumos de ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento regional, como o fez na prática ao longo de seus 60 anos de história.

Assim, como já foi dito em diversas oportunidades, o Curso de Medicina da UNIJUÍ está contido neste viés histórico e não há motivos para ser alterado o seu objetivo. A Universidade é uma instituição sustentável, adimplente com todos os seus docentes e técnico-administrativos e de apoio, com todos os seus compromissos tributários e seu passivo adimplido dentro dos diversos contratos assumidos. O curso de medicina é fundamental em função de seu papel no processo de desenvolvimento da região e de seu projeto estratégico, mas absolutamente prescindível na perspectiva de sua sustentabilidade econômica e financeira.

Acrescente-se ainda que a UNIJUÍ, enquanto uma instituição sem fins lucrativos se enquadra como entidade comunitária pública não estatal, sendo que atualmente cerca de 40% de seus alunos tem seus estudos garantidos com dinheiro público através de Bolsas Gratuitas de Alunos pelo PROUNI (1.182 alunos) e através de financiamento pelo FIES (2.084 alunos), ou seja, dentre seus 8.619 alunos da graduação, um total de 3.268 estuda na UNIJUÍ com recursos públicos, o que, também, demonstra a sua dimensão pública não estatal e o esforço desta IES comunitária em viabilizar a inclusão social de cidadãos brasileiros através da educação de qualidade.

A dimensão pública não estatal e comunitária da FIDENE/UNIJUÍ resulta da sua história inserida na do povo da região. A vertente histórica da Fundação encontra-se no esforço e trajetória da população regional na perspectiva de construir uma sociedade mais aberta, mais inclusiva, mais pluralista e democrática, com mais oportunidades de desenvolvimento social. Ao buscar atender a demanda da educação escolar, a FAFI/FIDENE/UNIJUÍ o fez e o faz não de forma apenas mecânica e instrumental, mas inserida no contexto sociocultural da região. A própria instituição é parte deste processo construtivo e busca entendê-lo criticamente, e o faz em articulação com o povo da região, ampliando estes espaços públicos de educação.

A FIDENE/UNIJUÍ é uma Instituição Pública Comunitária não Estatal porque presta serviços que são do interesse de toda a comunidade/população da Região e do próprio Estado nacional, e comporta, em nível de controle e administração, representantes dos diferentes segmentos que compõem esta sociedade-comunidade. Por não ter finalidade lucrativa, é imperativo afirmar que todos os eventuais excedentes financeiros da IES são aplicados nas suas atividades estatutárias e no seu patrimônio e, portanto, são integralmente destinados à sociedade civil e às necessidades dos cidadãos que usufruem deste espaço público de educação.

Desta forma, a FIDENE/UNIJUÍ efetivamente promove a educação, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (Art. 205 da CF) e, assim, participa ativamente das atribuições exercidas pelo próprio Estado e as implementa diretamente, através de seus organismos próprios, não governamentais, isto é, a sociedade civil organizada, e toma para si o desenvolvimento de metas coletivas e públicas, tanto para suprir-lhe carência como para aperfeiçoar-lhe a atuação, buscando-se assim viabilizar e implementar os reais objetivos da República Federativa do Brasil, inseridos no Art. 3º do texto constitucional.

Portanto, a FIDENE/UNIJUÍ é uma instituição universitária autônoma e sustentável com legitimidade para conduzir seu projeto institucional.

Ijuí, 20 de junho de 2013.

Prof. Dr. Martinho Luís Kelm

Reitor da UNIJUÍ