Universidades Comunitárias discutem mudanças nas políticas públicas de avaliação - Unijuí

A UNIJUÍ esteve representada no encontro do PAIUNG – Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas, no dia 14 de junho de 2013.

O evento aconteceu na UPF – Universidade de Passo Fundo e contou com a participação de representantes das Universidades que integram o PAIUNG/COMUNG.

O encontro teve como pauta a apresentação de experiências e discussões sobre autoavaliação nas Universidades Comunitárias do PAIUNG diante do novo cenário da educação superior, dando ênfase à discussão sobre o fortalecimento do papel das CPAs, a partir do seu reconhecimento como requisito legal nos instrumentos de avaliação do MEC, bem como da política de avaliação dos egressos.

Discutiram-se, ainda, questões relacionadas à programação do Seminário dos 20 anos do PAIUNG, que acontecerá em abril de 2014, na UNIVATES,  e a elaboração da publicação dos 20 anos do PAIUNG que será lançada no evento. A publicação será composta por artigos produzidos pelas instituições do PAIUNG, divididas em grupo e que abordam as temáticas sobre o processo de autoavaliação das IES do PAIUNG, o ENADE e a Formação de Professores.

Na visão de Magna Dalla Rosa, integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIJUÍ, das experiências apresentadas é possível reconhecer que as universidades do PAIUNG têm uma caminhada importante no processo de avaliação do SINAES, uma vez que anterior à lei do SINAES já faziam avaliação, pois o PAIUNG atua desde 1994. “As experiências não são homogêneas, cada instituição tem a sua história, metodologia, autonomia e resultados. Mas, neste processo avaliativo, há o consenso de todas as IES no sentido de conceber a avaliação como um processo permanente que tem o objetivo de articular avaliação e gestão. Avalia-se para planejar, planeja-se para avaliar. Dos relatos percebe-se que grande parte das instituições do PAIUNG já tem o seu processo de avaliação consolidado, no entanto, as novas políticas públicas de avaliação estão exigindo um novo repensar desse processo, que foi objeto deste fórum de discussão”.

Do debate sobre as políticas de egressos, as instituições relataram que têm políticas e programas de egressos, no entanto, grande parte ainda tem ações que são incipientes para atender o propósito de avaliar o egresso da Universidade pelo mercado de trabalho.

Os grupos de trabalho também se reuniram para discutir os próximos passos para a produção de artigo para a publicação comemorativa aos 20 anos do PAIUNG. Em agosto será realizada a próxima reunião do PAIUNG, no IPA, de Porto Alegre.